Resenha: Chocolate - 초콜릿

Sinopse:

"Chocolate" conta a dramática história de amor entre o médico Lee Kang e a chef Moon Cha Young. Quando menina, Moon Cha Young se perdeu numa praia litorânea e acabou parando no restaurante da mãe do menino Lee Kang. Lee Kang ajudava a mãe no restaurante e viu pela janela aquela menina perdida e faminta. Ele mesmo preparou uma refeição para ela, cuja felicidade emocionou Lee Kang. Eles combinaram de se encontrar no dia seguinte para ela provar um doce de chocolate que ele lhe faria, porém Moon Cha Young foi embora com sua família e assim eles perderam o contato, mas não as lembranças desse primeiro amor. 

Lee Kang, por pressão da poderosa e rica família paterna, acaba por se tornar um médico cirurgião famoso e Moon Cha Young, por este encontro na infância, torna-se uma calorosa chef. Depois de muitos anos e acontecimentos dramáticos eles se reencontram e passam a trabalhar juntos numa clínica de cuidados paliativos. Moon Cha Young é a cozinheira e Lee Kang o médico, porém Lee Kang não reconhece Moon Cha Young, seu primeiro amor, e cria inúmeros problemas para ela por conta de vários mal-entendidos. 

Na clínica de cuidados paliativos, a história de vários pacientes terminais se entrecruzam com a  vida dos protagonistas, dando uma dimensão muito mais profunda e preciosa sobre o que é verdadeiramente saborear o amor e a vida.  

. . .

Certo dia, no final de 2019, ao procurar algo para assistir, parei neste título: Chocolate. "Humm... parece interessante..." Li as informações e vi que era uma série coreana, lembrei do filme "Parasita", que havia assistido recentemente no cinema. ""Parasita" foi absurdamente bom, como serão os dramas coreanos?" pensei. E foi assim que este caso de amor bandido começou.

Quando apertei o play abriu-se um portal mágico que me transportou para o outro lado do mundo... Após uns capítulos fui procurar no mapa onde ficava exatamente a Coréia, lembrava vagamente. Por isso este drama precisou ser a primeira resenha que faço aqui: ele ocupa um lugar de destaque na minha (agora já vasta) lista de dramas asiáticos. 

Foi um choque cultural! A estrutura, o uso do "cliffhanger", a sonoridade da língua, a narrativa, a música, a estética, a fotografia, os atores,... tudo me causava estranhamento e fascinação. 

Fiquei encantada e intrigada com as comidas dispostas em potinhos, as cidades, a arquitetura, o som cantado da língua, os olhos belíssimos, a moral que me pareceu arcaica, hierárquica, machista, ... E o enredo me enredou totalmente, tocou exatamente no meu ponto fraco, aquele romantismo adolescente, dramático e dolorido, como os romances dos séculos XVIII e XIX.

Quando comecei a assistir, o drama não estava completo. Lembro de ter assistido vários episódios seguidos numa noitada, maratonar, que fala né? No dia seguinte terminei os episódios disponíveis e os restantes sairiam em dois episódios semanais. Lembro de ficar pensando no enredo durante a semana, ficar cantarolando a música e aguardando ansiosa pelos novos episódios. 

Chocolate tem um ritmo lento, trilha sonora belíssima, fotografia e direção delicadas. Foi amor a primeira vista e o motivo de eu, desde então, dedicar parte de meus dias "viajando" pela Ásia, através de seus dramas. Por tudo isso e muito mais que eu

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★

. . .

Título original: 초콜릿

Chocolate 
Coréia do Sul, 
2019
16 episódios
Gênero: romance, melodrama, drama, gastronomia, medicina
Diretor: Lee Hyung Min
Roteirista: Lee Kyung Hee
Elenco: Ha Ji Won (Moon Cha Young), Yoon Kye Sang (Lee Kang) e Jang Seung Jo (Lee Joon)

Onde assistir: Netflix e fansubs