Resenha: A Poem a Day - 시를 잊은 그대에게
Woo Bo Young é funcionária temporária de fisioterapia num grande hospital há quase 2 anos. Ela é uma profissional competente, gentil, dedicada, otimista, ingênua, ... isso muitas vezes a faz ser explorada pelos colegas e menosprezada pelas pessoas. Bo Young é apaixonada por poesia e desejava fazer literatura, mas por sua família ter dificuldades financeiras ela não pode se dar ao luxo, escolhendo a faculdade de fisioterapia. De seu sonho ela guardou o hábito de ler poemas, colocar poesias nas paredes, dar poemas aos pacientes.
Ye Je Wook é o novo fisioterapeuta, um brilhante e famoso profissional que foi transferido. Ele é um homem sério, reservado, competente e distante, que aos poucos vai percebendo e se encantando com a competência e delicadeza de Bo Young.
Shin Min Ho é um estudante de fisioterapia que não está muito interessado em fisioterapia. Ele estudou com Bo Young na faculdade, ela o ajudava nas matérias, lhe enviava poemas, pois gostava dele, mas ele não gostava dela, odiava poesia e a rejeitou quando ela se declarou. A rejeição se espalhou pela faculdade e Bo Young virou motivo de piadas, o que a fez brigar com ele. E agora ele foi estagiar no mesmo hospital que Bo Young, voltando a conviver com ela e redescobrindo a mulher apaixonante que ele havia desprezado.
. . .
Pode-se dizer que A poem a day é um drama médico, mas enfoca profissionais como fisioterapeutas, radiologistas, estagiários,... Aqui os médicos é que são coadjuvantes, subvertendo a hierarquia clássica tanto da sociedade quanto dos dramas em geral.
A poem a day nos traz um triângulo amoroso interessante, nos fazendo refletir sobre a importância de perceber e valorizar as pessoas preciosas que estão ao nosso lado. A protagonista é alguém que consegue ver a beleza das coisas e das pessoas, e se por um lado é a poesia que a faz lidar com as adversidades da vida, ela mesma é uma poesia, tão lindamente ela se relaciona com os outros e o mundo... Bo Young é como uma pequenina flor, dessas que crescem silenciosas e corajosamente nos lugares mais hostis, que a maioria das pessoas nem percebe, mas que quando se olha atentamente são absolutamente encantadoras.
Além dos três protagonistas, os outros personagens - fisioterapeutas, radiologistas, estagiários e pacientes - passam por situações divertidas ou tristes, enriquecendo a trama e trazendo sempre ensinamentos e reflexões.
Anotei todos os poemas do filme. Fiquei com muita vontade de ler e conhecer a poesia coreana, que temos pouca ou quase nenhuma traduzida aqui. Trago-lhes estes dois:
Dor e tristeza também podem se tornar um caminho (de Lee Chul Hwan)
Eu percebi isso depois de um longo tempo de dor.
Essa dor também pode se tornar um caminho.
Não há vida onde não há vento.
O vento deve soprar,
para que a árvore penetre profundamente dentro da terra,
para que não caia.
É por isso que o vento sacode as árvores.
É por isso que o vento sacode todos nós.
A dor também pode se tornar um caminho.
A tristeza também pode se tornar um caminho.
Só choveu depois que você se foi (de Yeo Rim)
Só choveu depois que você se foi.
A garoa se tornou uma tempestade.
E eu pude te imaginar
sentado no ônibus, com uma expressão triste no rosto.
Senti meu coração adoecer.
Às vezes as palavras não podem confortar.
Olho vagamente pela janela
e quando fecho meus olhos, como se estivesse cansado,
parte da minha mente pensa com mais clareza.
Talvez por trabalhar poesia entrelaçada com a vida das pessoas que este drama me tocou muito quando assisti e está na minha top list. A poem a day é um drama leve, apesar da temática médica, e certamente é um drama "injustiçado", pouco conhecido e comentado no universo dorameiro.
Super-recomendo!
★ ★ ★ ★ ★
Título original: 시를 잊은 그대에게
A poem a day - Um poema por dia
Coréia do Sul, 2018
16 episódios
Gênero: romance, vida, drama, médico
Diretor: Han Sang Jae
Roteiristas: Baek Sun Woo, Myung Soo Hyun, Choi Bo Rim
Elenco: Lee Yoo Bi (Woo Bo Yeong), Lee Joon Hyuk (Ye Je Wook); Jang Dong Yoon (Shin Min Ho); Seo Hyun Chul(Yang Myung Chul); Lee Chae Young (Kim Yoon Joo); Kim Jae Bum (Park Shi Won); Shin Jae Ha(Kim Nam Woo); Defconn (Kim Dae Bang); Park Sun Ho(Han Joo Yong)
Onde assistir: Fansubs