Resenha: First Love - 初恋

Esta é a primeira "resenha" que escrevo logo após assistir a um drama. Já deixo um aviso: se você ainda não assistiu este drama, assista-o primeiro! Não leia nada antes. Nem aqui nem em lugar nenhum. Se puder nem leia a sinopse.

Foi assim que fiz e foi como alçar vôo num céu azul estrelado e mergulhar num oceano profundo logo em seguida, para voar novamente ao céu azul estrelado, e assim até o final. Por algumas horas tornei-me um peixe-voador, nunca tinha experimentado isso.

Mas se você quiser ler, a partir de agora é por sua conta e risco. Já sabemos que a história de "First Love", como o nome diz, falará sobre primeiro amor, as recordações de um primeiro amor... mas não estava preparada para um primeiro amor tão belo, tão triste, tão delicado, tão generoso... 

Realmente acho melhor não falar mais nada sobre o enredo. Gostaria apenas de destacar os atores principais: tanto Yagi Rikako (que faz a Noguchi Yae adolescente) e Kido Taisei (que faz o Namiki Harumichi adolescente), quanto a versão adulta do casal, a atriz Mitsushima Hikari (como Noguchi Yae) e Sato Takeru (como Namiki Harumichi), são absolutamente comoventes! O casal adolescente Kido Taisei e Namiki Harumichi são luminosos, estonteantes... a alegria do amor deles enche o coração, e Kido Taisei é surpreendente como o apaixonado Harumichi.    

Desde a primeira cena fui conduzida a um lugar parecido com o que já estive: minha adolescência, meus sonhos, meus primeiros amores,... aqui a história fala de um primeiro amor singular, é claro, mas através dessa história se chega ao universo de primeiros amores, trazendo ao nosso coração lembranças esquecidas, revolvendo historias também, ou foi assim comigo ao menos. Assisti aos episódios sempre com um sorriso no canto dos lábios e uma lágrima contida. Muitas vezes não contive as lágrimas. A palavra que escrevi ao terminar: arrebatador!

Yagi Rikako e Kido Taisei

Escrito e dirigido pela jovem diretora Kanchiku Yuri, nascida em 1982, o drama é de uma delicadeza rara, um poema. A fotografia melancólica, nostálgica, também belíssima. Já quero conhecer seus trabalhos passados e futuros. 

Mitsushima Hikari e Sato Takeru

A trama foi inspirada em duas músicas da cantora nipo-estadunidense Hikaru Utada: "First Love", de 1999 e "Hatsukoi" de 2018. As canções, belíssimas e pungentes, são mais que parte da trilha, são parta da trama, do roteiro, quase um personagem. As músicas entram como parte necessária do enredo e não complemento, transmitindo e potencializando a emoção de cenas. Perfeitas. Lindo também ver a homenagem à cantora em várias cenas, no rádio do carro, citações, outdoors,...   

Acho que estou ainda deslumbrada por este drama... Já está no meu top list! Comecei a assistir ontem de noite pensando ver alguns episódios e ir pra cama cedo, mas não consegui desgrudar os olhos até terminar, quase 5 da manhã! Hoje passei o dia fora de órbita. E já quero rever novamente. Enfim, 

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★
. . .

Título Original: 初恋

First Love - Primeiro Amor
Japão, 2022
9 Episódios
Roteirista e Diretora: Kanchiku Yuri
Elenco: Mitsushima Hikari (Noguchi Yae), Sato Takeru(Namiki Harumichi), Yagi Rikako (Noguchi Yae - adolescente) e Kido Taisei (Namiki Harumichi - adolescente) 

Onde assistir: Netflix, Fansubs