Resenha: Memory of Encaustic Tile - 昔有琉璃瓦

Sinopse:

A história inicia em 2002,  num bairro antigo no entorno da Cidade Proibida, em Pequim. "Liuliu Hutong", um típico bairro "hutong", bairros compostos de finas ruelas e antigas casas das dinastias Yuan, Ming ou Qing, formando pequenas comunidades. 

Shao Xue é adolescente e cresce junto com seus vizinhos também adolescentes, Zheng Su Nian e Zhang Qi. Os pais deles trabalham com a restauração das relíquias da Cidade Proibida e são também amigos. Podemos dizer que é um drama familiar, escolar e de crescimento. 
Acompanhamos as peripécias dos estudantes e sua relação com as famílias e delas entre si. 

Shao Xue é uma menina alegre, bagunceira, curiosa, divertida, sapeca, vive se metendo em confusões. Zheng Su Nian é o melhor aluno da escola, muito calmo, caloroso e seguro, está sempre cuidando e protegendo sua amiga e nutre um profundo e secreto amor por ela. Zhang Qi é um aluno bagunceiro, desleixado, mas um gênio da matemática, também sempre cuida da amiga Shao Xue e também tem um amor secreto pela amiga. Neste cotidiano vamos acompanhando o crescimento dos protagonistas e a construção dessas  duas histórias de primeiro amor.

A medida que vão crescendo, a vida e as relações entre eles vão se tornando mais complexas, densas. Eles passam pela epidemia da SARS, perdas de familiares, os preparativos para as olimpíadas, as mudanças de cultura e do bairro, por separações e reencontros. E é nesse processo  que Shao Zue e Su Nian vão construindo uma belíssima história de amor.

. . .

Memory of Encaustic Tile é um drama com um argumento riquíssimo e um roteiro primoroso. A fotografia é delicada, contemplativa, nostálgica. Os atores estão excelentes, Lin Yi está comovente neste drama, mas foi a primeira vez que vi um drama com Chen Yu Qi, e fiquei encantada com sua atuação e personagem. Também não tinha assistido a nenhum drama de Yan Zi Dong, e sua atuação trouxe a graça e a fragilidade perfeitas. 

Além dos personagens principais, as histórias de outros amigos, das famílias, dos anciãos mestres artesãos são também interessantes e compõem um corpo estrutural consistente para o drama . É bonita também a relação entre as pessoas do bairro, as famílias e os adolescentes dessas famílias que se entrelaçam em amizades e apoio concretos, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na fartura e na escassez. 

Algo que se destacou para mim foi a maneira como o bairro se torna um personagem na trama, trazendo reflexões acerca da preservação da história e a mudança das coisas, mostrando como a arquitetura também nos possibilita um tipo de comunidade, um tipo de vida, ou outra. 

Aprecio imensamente histórias que mostram o desenvolvimento de relações e de personalidades, e de amores que evoluem com o tempo e que se tornam sólidos, generosos e viabilizadores.  Memory of Encaustic Tile é um drama que abraça a gente, que emociona com sua delicadeza, alegria e beleza.  É uma linda história sobre amizade, sobre sonho, sobre a vida e a memória.

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★
. . .

Título original: 昔有琉璃瓦

Memory of Encaustic Tile - Memória de Telha Encáustica
China, 2022
34 Episódios
Diretor: Yu Tian
Roteiro: Wenjing Meng e Beifeng Sanbaili
Elenco: Chen Yu Qi (Shao Xue), Lin Yi (Zheng Su Nian) e Yan Zi Dong (Zhang Qi)

Onde assistir: Viki, Fansubs