Resenha: My Liberation Notes - 나의 해방일지
O ritmo lento e repetitivo vai nos envolvendo aos poucos, cativando de uma forma estranhamente suave, esperançosa.
Sinopse:
"My Liberation Notes" conta a história de três irmãos: a caçula Yeom Mi Jeong, o irmão do meio Yeom Chang Hee e a irmã mais velha Yeom Gi Jeong.
Os três moram com seus pais no campo, num vilarejo que faz parte do cinturão verde de Seou, e trabalham na cidade grande. Precisam percorrer diariamente uma longa distância para ir e voltar, metaforicamente, atravessam "um abismo" para ir de um lugar ao outro. Todos os dias, no metrô a caminho do trabalho, Yeom Mi Jung lê num outdoor de um prédio:
"Algo de bom vai acontecer com você hoje".
Na casa em frente mora o Sr. Gu, funcionário do pai deles, da pequena fábrica de móveis de cozinha, que também ajuda nas plantações da família. Taciturno, quieto e alcoólatra, ninguém sabe ao certo quem é o Sr. Gu, nem de onde veio. Quando questionado porque estava ali, respondeu: "Desci na parada errada". Todas as noites ele vai ao vilarejo comprar bebida e fica sentado na varanda de sua casa, bebendo e olhando o morro ao longe.
Cada irmão tem seus desafios. A mais velha, Yeom Gi Jeon, quer muito encontrar um namorado, mas fala o que lhe vem a cabeça e acaba por se meter em confusões com a família do seu pretendente.
Yeom Chang Hee, o filho do meio, é simpático, trabalhador e está sempre incomodado com uma colega insuportável, invasiva e rica. Ele sonha em resolver todos os problemas da sua vida comprando um carro.
A irmã mais nova, Yeom Mi Jeong, é tímida e introvertida, tem dificuldades em se entrosar no trabalho, não faz parte de "clubes" por morar longe. É menosprezada por seus colegas e sofre assédio moral de seu chefe. Ela está exausta de tudo.
Todas as manhãs Yeom Mi Jeong cruza com o sr. Gu, mas nem se olham diretamente, até que um certo dia ela lhe pede para usar seu endereço para receber correspondências, pois ia receber cartas que não queria que a família soubesse. A partir daí eles começam progressivamente a se envolver.
. . .
Paro aqui, o restante seria spoiler. My Liberation Notes é certamente um "romance", um "melodrama" e um "drama de cura", mas poderia dizer que é um "drama familiar" também, porém diferente dos usuais. Aqui os pais se destacam mais por seu silêncio. Eles vivem de forma árida, conversam pouco com os filhos, mas é nítido o amor pela família, amor que se revela nas ações, um amor endurecido, pois são pessoas sofridas, que trabalham pesado de sol a sol. A mãe, que está sempre cuidando de todos, cozinhando, trabalhando no campo, que aparece sempre como um fundo, essa mãe tem uma cena tão potente, um soco no estômago! Lembrou-me algo de "Hanami- Cerejeiras em Flor", de Doris Dörrie.
Os atores estão tão maravilhosos! Todos! Não lembrava de ter assistido algum drama com Son Seok Koo, que faz o Sr. Gu, e o que é esse ator nesse drama?!!! Misterioso, olhar perdido, com uma ferocidade implícita, uma tristeza profunda... Belíssimo!!! Hot!!! Inesquecível... Entrou direto para a top-list de cruches. (Depois descobri que ele fez parte do também maravilhoso "Be melodramatic")
Kim Ji Won, como Yeom Mi Jeong, está simplesmente maravilhosa, mostrando mais um trabalho perfeito. É uma atriz que sempre surpreende, que não fica na zona de conforto. Quem a viu em outros dramas não acredita que essa pessoa que pouco sorri é ela! Musa!
Mas quem realmente roubou a cena, para mim, foi Lee Min Ki, como o irmão do meio Yeom Chang Hee! Eu não sou especialmente fã deste ator, mas neste drama ele merecia um prêmio! Ele é engraçado, é irritante, é comovente, é dramático... é incrível o que ele faz nesse drama!
Não gostei muito da personagem da Lee El, me irritei profundamente com sua personalidade e ações, então talvez por isso mesmo tenha sido uma excelente atuação :)
My Liberation Notes é um drama que nos fala mais através dos olhares, do silêncio, dos detalhes. É um drama que possui várias camadas e certamente terei que assistir novamente porque sei que perdi muitas delas. É um drama que fala de solidão, de amadurecimento, de conexão, de aceitação, de superação. Os personagens são complexos, cada um enfrentando impasses, buscando superá-los, buscando libertar-se de suas amarras, mas de uma forma realista, ou seja, imperfeita.
Há uma delicadeza, uma tristeza, um aperto no peito, um afago...
A direção é bonita, um olhar profundo e não moralista sobre o que é "ser-humano". A fotografia também belíssima, um pouco "noir". A OST é suave, fica mais como o fundo das cenas.
Espero não ter dado nenhum spoiler. Aviso que esse drama pode não agradar a todos, tem um ritmo mais lento, uma complexidade existencial,... Para mim ele está muito mais para um "drama de arte", do que um "drama comercial", mas certamente está na minha top list! E, claro,
Onde assistir: Netflix e Fansubs