Resenha: Nevertheless - 알고있지만

Sinopse:

Flocos de neve caem vagarosamente numa rua branca, é noite, aos poucos a imagem de uma mulher vestida de branco caminhando com um ramalhete de flores vermelhas vai se aproximando, no ramalhete a frase "I love you always", ela caminha até um museu de arte contemporâneo, todo branco. É a protagonista, Yu Na Bi, interpretada por Han So Hee, chegando na exposição do namorado.

Na exposição, Na Bi é colocada numa situação absolutamente constrangedora pelo então namorado e ela sai aturdida. Em outras situações que ela relembra entrevemos a relação abusiva dele (um homem mais velho) com ela (uma garota inexperiente tendo seu primeiro namoro).  Na Bi continua este namoro tóxico até descobrir que é traída, quando só então consegue por um fim definitivo e passa a questionar o amor, o namoro, como quase todos quando terminam dolorosamente uma relação amorosa. 

Na noite em que termina o namoro, Na Bi vai a um bar e está sentada no balcão, triste, pensativa e sozinha. Um homem senta-se a seu lado e parece confundi-la com outra pessoa. É Park Jae Eon, interpretado por um irresistível Song Kang. A partir deste momento os olhares, os sorrisos, os momentos que passam juntos são de clara atração e sedução. Ele tem uma tatuagem de borboleta na nuca e "Na Bi" significa "borboleta", e esta coincidência não passa desapercebida aos dois.

Tempos depois Na Bi descobre que Jae Eon é calouro do curso de escultura, curso que ela está se formando. Aos poucos eles vão se cruzando pelos corredores e bares, conversas aqui e ali, e a atração vai aumentando. Jae Eon sempre insinuante, Na Bi sempre na defensiva, na dúvida, atenta aos movimentos dele, pois percebe que ele é sedutor não apenas com ela. Uma dança entre a flor e a borboleta. 

E assim começa essa trama, que nos seduz irreversivelmente também...

. . . 

"A felicidade é como uma borboleta. Está sempre além do nosso alcance mas, se nos sentarmos em silêncio, ela pode pousar sobre nós.”

Nathaniel Hawthorne

Alerta! Esta resenha pode conter um pouquinho de spoiler. Se você não assistiu ainda, sugiro que assista primeiro ;) 

Nevertheless foi baseado no Webtoon de mesmo nome, de Jung Seo e gerou muuuitas controvérsias na Dramalândia. Foi bastante esperado por causa dos "calientes" teasers liberados e por ser protagonizado pelos belíssimos e talentosíssimos atores Song Kang e Han So Hee. Mas a medida que a história foi se desenrolando, a ambiguidade dos personagens foi gerando críticas de uns, frustração em outros,... o triângulo que se formou também gerou divisões de preferências, enfim, algumas pessoas amaram, outras odiaram, umas se decepcionaram, outras se maravilharam... Então Nevertheless é um drama polêmico. 

Eu sou daquelas que amaram! Na Bi lembrou muito a mim quando jovem, em suas inseguranças, equívocos, dúvidas, receios e anseios sobre relação amorosa. Na Bi é uma garota/mulher amadurecendo e lidando com as contradições e inseguranças da vida e do amor na juventude.  Han So Hee consegue nos passar todo o desamparo, a fragilidade e a intensidade de Na Bi.  Foi o primeiro drama que assisti com a atriz e fiquei maravilhada com seu trabalho!!!  

Park Jae Eon é absolutamente sedutor, im-pos-sí-vel resistir... 🔥🔥🔥 Ele quer flertar e não pretende se prender a ninguém. Considero que, diferentemente do ex-namorado de Na Bi, que mente e é claramente tóxico, Jae Eon "jogou limpo", deixando claro desde o início qual o tipo de relacionamento queria. Além disso ele cuida dela quando doente, a valoriza como artista, ... Depois também conseguimos entrever um pouco das fragilidades e inseguranças dele, mas só um vislumbre. É importante ressaltar que o drama é contado da perspectiva de Na Bi, então não conseguimos acessar os "pensamentos" de Jae Eon. Song Kang consegue criar um personagem que exala sensualidade, seduz não só a Na Bi, mas a Dramalândia toda! Assistir Nevertheless após Navillera, nos mostra a dimensão de como ele é um ator também deslumbrante!

Nevertheless nos traz muitas camadas... cada personagem vive um drama singular. Acho que Jae Eon traz o dilema que muitos homens são lançados numa sociedade machista: o de querer "ser livre" para ficar com qualquer pessoa, "colecionar" relacionamentos... e o de não saber o que fazer quando realmente se apaixona.  

Na Bi é uma personagem complexa, podemos ver o quanto ela está insegura e frágil, mostra-nos como nós, mulheres, muitas vezes vemos o perigo, sabemos que vamos nos queimar, e mesmo assim nos lançamos em relações complicadas. 

Os outros personagens nos trazem outros tipos de relações amorosas e outras problemáticas. A garota que não quer se envolver e o amigo que é apaixonado por ela e quer uma relação séria, mostrando que o inverso também ocorre. Duas amigas que vão descobrindo que se gostam não apenas como amigas. Acho que foi o primeiro drama que vi que abordou uma relação homossexual feminina e isso é muito relevante em se tratando de Coréia. Outro aspecto que chamou minha atenção é que Nevertheless nos traz uma visão diferente do que geralmente vemos sobre a juventude coreana nos dramas, sempre tão recatadas, nos mostrando que também lá há a efervescência sexual neste momento tão bonito, da juventude. 

Penso que Nevertheless não é um drama para ser assistido e discutido em termos "morais", de certo e errado, de bom e mau. Ele é um drama que traz problemáticas amorosas importantes para refletirmos. É um drama intimista, é uma consistente reflexão sobre relação amorosa, sobre atração, sobre o processo da paixão, sobre fidelidade, sobre liberdade, sobre tipos de relacionamentos, sobre possessividade, ...  

Adorei também o fato deles estudarem numa universidade de artes, foi um bônus inesperado vislumbrar um pouco como funciona o ensino nesta área na Coréia do Sul. A OST é belíssima e sedutora, a fotografia intimista... Enfim, só posso dizer-lhe o seguinte:

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★
. . .

Título original: 알고있지만

Nevertheless - Apesar de tudo, amor
Coréia do Sul, 2021
10 episódios
Diretor: Kim Ga Ram e Jang Ji Yeon
Roteirista: Jung Won
Gêneros: Romance, Vida, Juventude, Drama, Universidade
Elenco: Han So Hee (Yu Na Bi); Song Kang (Park Jae Eon); 
Chae Jong Hyeop (Yang Do Hyeok); Yang Hye Ji (Oh Bit Na); Lee Ho Jung (Yoon Sol); Kim Min Gwi (Nam Gyu Hyun); Yoon Seo Ah (Seo Ji Wan)

Onde assistir: Netflix, Fansubs

. . .