Resenha: Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo - 달의 연인 : 보보경심 려

Trago-lhes minha resenha do premiado "Moon Lovers", um dos k-dramas mais marcantes e inesquecíveis que já vi e que está na minha "Top List Forever", tendo um lugar cativo no meu "scarlet heart"...

Sinopse:

A história começa assim: Nos dias atuais Go Ha Jin, uma maquiadora de 25 anos, está passando por um difícil momento, descobriu que foi traída por seu namorado com sua melhor amiga. Certo dia, durante um eclipse solar,  ela tenta salvar uma criança que caiu num lago, ela consegue salvar a criança mas é tragada pelo lago e acorda numa piscina repleta de príncipes, em plena Dinastia Goryeo (entre os anos de 918 a 1392 D.C.), causando um alvoroço.

Go Ha Jin acorda no corpo de Hae Soo, uma garota da nobreza, de 16 anos, que mora no palácio e é prima da Lady Hae, esposa doente do 8º Príncipe, Wang Wook. 

Wang Wook inicialmente é gentil e caloroso e por quem Go Ha Jin, agora Hae Soo, vai aos poucos se encantando e vice-versa, pois ele lhe traz conforto e proteção num momento em que ela está totalmente perdida e aturdida. 

Por ser alegre, corajosa, inteligente (pois sabe de muitas coisas que ainda desconheciam), Hae Soo vai se destacando e conquistando as pessoas ao seu redor, e outros príncipes vão também se encantando por ela. 

Então Hae Soo conhece Wang So, o temível 4º Príncipe, que esconde parte do rosto atrás de uma máscara e é chamado de “lobo louco”. Hae Soo recorda que Wang So ficou marcado na história como um rei sanguinário, o que a faz teme-lo no início. 

Wang So é filho da Imperatriz Yoo, também mãe dos 3º e 4º Príncipes. Wang So sofreu um acidente provocado pela própria mãe na infância, o que lhe causou uma cicatriz no rosto, ele foi rejeitado pela mãe e cresceu longe da família, sendo criado de forma rústica e selvagem, tornando-se um guerreiro imbatível e temido por todos e, por isso também, muito solitário. Wang So traz uma grande mágoa e desejo de reconhecimento pela mãe, que é uma mulher ambiciosa e ardilosa e quer fazer do 3º  Príncipe o próximo imperador, tramando para destituir o Príncipe Herdeiro. 

Wang So retorna ao palácio para a preparação da posse do Príncipe Herdeiro e resolve ficar, a contragosto da mãe e dos outros príncipes. Aos poucos Hae Soo vai se aproximando de Wang So, ele lhe salva em várias ocasiões, ela o protege em outras. Ela vai perdendo o medo dele e estabelecendo uma relação humana, amigável, calorosa, empática, coisa que ele nunca teve. Aos poucos também Wang So e Hae Soo vão se apaixonando, e vai surgindo um dramático triângulo amoroso. 

No palácio há uma série de desavenças e disputas de poder, romances, traições... aos poucos as relações todas vão evoluindo e se embaraçando, criando tensões e intrigas. Hae Soo vai se envolvendo em várias intrigas, tornando-se uma peça importante nos acontecimentos através dos anos, porque se passam váááários anos... 

Por isso também considero este um drama de amadurecimento, mostrando a passagem da adolescência para a juventude de alguns personagens e da juventude para a vida adulta de outros. E é neste emaranhado de histórias de príncipes, de lutas, de romances, de risos e de muitas lágrimas que este drama épico vai nos conquistando!  

. . .

Moon Lovers é baseado no romance chinês "Bu Bu Jing Xin" da escritora Tong Hua. Foi primeiramente adaptado pela China, no drama de 2011 "Scarlet Heart Hyo" (Coração Escarlate), que teve uma segunda temporada, que se passa nos tempos atuais. 

Moon Lovers é um drama histórico, de fantasia, ação, melodrama e romance, que nos faz viajar no tempo e passar por um turbilhão de sentimentos... Depois de terminar fiquei semanas imersa na trama e até hoje, quando lembro, sinto um aperto nostálgico no peito...

A fotografia é belíssima, locações impressionantes, o argumento e o roteiro são envolventes, direção poderosa, atores lindíssimos com atuações excelentes, cenas icônicas - como o banho dos príncipes e a cena de Wang So protegendo Hae Soo da chuva - uma OST emocionante e interessante, pois traz muitas músicas com batidas contemporâneas, contrastando com a história ... Moon Lovers se tornou um marco no coração das dorameiras. Ele já nasceu como um clássico! 

Foi nesse drama que conheci o deslumbrante ator Lee Joon Gi, que está no "Top 10" da minha lista de atores/crushes (porque toda dorameira que se preza tem uma lista dessas :). Ele é mais do que um rostinho lindo, é considerado um dos melhores atores da Coréia do Sul, muito premiado e respeitado, que mantém um relacionamento gentil com suas fãs, as "Angel's". Além de atuar, Joon Gi é cantor, dançarino e um exímio lutador.   

E também foi neste drama que conheci Lee Ji Eun, a maravilhosa e perfeita atriz e cantora IU!!! Interessante que ela desenvolve as duas carreiras tentando não misturar uma com a outra, por isso, como atriz, ela se denomina Lee Ji Eun e como cantora IU. IU, para quem não sabe, é considerada a maior cantora solo da Coréia do Sul, ganhadora de inúmeros prêmios de música e adorada por todos. Como atriz ela também já recebeu muitos prêmios e tem uma carreira sólida. Outro aspecto interessante é que ela não participa das OSTs de nenhum drama que atua, para não misturar as coisas. 

A atuação deles aqui é tão forte e emocionante que até hoje eles são lembrados por este drama! Isso se deve também porque são personagens inesquecíveis, tanto para os fãs quanto para os próprios atores, que se tornaram grandes amigos e se apoiam mutuamente, ela participando de lives dele, enviando "carros de café" para os sets de filmagem dele, ... Ele indo a todos os shows dela, enviando também "carros de café" para os dramas dela, ...  

  • Curiosidade: Enviar "carro de café" para os sets de filmagem (que são um tipo de "food truck"com café, bebidas, lanches, etc, cartazes com as fotos do ator/atriz homenageado e frases de apoio), é um presente muito comum e apreciado na Coréia do Sul, pode ser enviado por fãs-clubes, ou de um ator para outro. É uma demonstração de amizade e carinho, um apoio aos atores e à equipe. 
  • E fofocando um pouco, a Dramalândia por muito tempo shippou um relacionamento entre Joon Gi e IU , mas o shipp afundou com o recente namoro assumido da IU com o maravilhoso Lee Jong Suk, o nosso Sukinho. 
  • E até hoje a Dramalândia também sonha com uma continuação de Moon Lovers Foi feita até uma petição online pedindo uma segunda temporada, mas nada... vai ser difícil reunir um cast tão estrelado novamente! 

Moon Lovers talvez não seja recomendável para todos, pois é um drama histórico, complexo, pesado as vezes... mas se você, como eu, gosta de romances transformadores, amores generosos, melodramas bem construídos, Moon Lovers é um prato cheio! E prepare seu coração: esteja em dia com seus exames. Por isso tudo, e por muito mais que eu

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★
. . .

Título original: 달의 연인 - 보보경심 려

Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo - Amantes da Lua
Coréia do Sul, 2016
20 episódios
Diretor: Kim Kyu Tae
Roteirista: Jo Yoon Young
Gênero: Histórico, Romance, Fantasia, Melodrama
Elenco: Lee Joon Gi (4º Príncipe Wang So); Lee Ji Eun - cantora IU (Go Ha Jin / Hae Soo); Kang Ha Neul (8º Príncipe Wang So); Hong Jong Hyun (3º Príncipe Wang Yo); Yoon Sun Woo (9º Príncipe Wang Won);Byun Baek Hyun - idol do grupo de kpop EXO (10º Príncipe Wang Eun); Nam Joo Hyuk (13º Príncipe Baek ah); Ji Soo (14º Príncipe Wang Jung); Kim San Ho (Príncipe Herdeiro Wang Moo); Park Ji Young (Imperatriz Yoo); Sung Dong Il (General Park Soo Gyeong);Kang Han Na (Princesa Hwang Bo Yun Hwa); Jin Ki Joo (Chae Ryung), entre outros atores excelentes.

Onde assistir: Fansubs