Resenha: When the Weather is Fine - 날씨가 좋으면 찾아가겠어요

Sinopse:

"When the weather is fine" conta a história da violoncelista Hae Won, que está passando por um momento difícil profissionalmente em Seul e  resolve ficar um tempo em Bookhyun Village, um pequeno vilarejo no campo, na província de Gangwon, cidade natal da sua família materna. Foi lá que ela terminou o ensino médio após a mãe ter sido presa. Hae Won volta a morar na pousada desativada da família, a "Casa das noses", junto de sua tia Moon Jung Hee, uma escritora antissocial, com quem tem uma relação conflituosa.

Perto da pousada mora seu colega do ensino médio, o caloroso e tímido Eun Seob, que tem um amor platônico por Hae Won desde criança. Agora ele é dono de uma adorável cafeteria e livraria chamada "Good night" e escreve secretamente um blog.   

É o início do inverno, a vida no vilarejo é silenciosa e rústica, sem muitas coisas para fazer. Hae Won começa a frequentar a livraria/cafeteria de Eun Seob e acaba por pedir um emprego ali. Aos poucos Hae Won vai se envolvendo com seu introvertido vizinho Eun Seob, mas ambos possuem segredos e cicatrizes profundas. 

"Se alimentar e dormir bem é mais difícil do que parece. As pessoas passam dificuldades pois não conseguem fazer coisas básicas. Então tive essa idéia, na esperança de que as pessoas se alimentem e durmam bem." (Eun Seob explicando porque o nome da livraria/cafeteria era "Good night")

. . .

Assisti este drama no início da minha vida de dorameira. Se "Chocolate" me marcou por ter sido meu primeiro dorama coreano, When the weather is fine é um marco porque foi onde tive meu primeiro (e supremo) "crush", Seo Kang Joon! (Sim, toda dorameira que se preza tem uma lista de chrushes que vai colecionando ao longo do tempo, tipo figurinhas de um álbum que colamos no coração).

Claro que nesse país fictício chamado "Dramalândia" somos seres virtuais sem uma idade definida (ou nos tornamos todas adolescentes?) e, muitas vezes, sem gênero definido também, pois nos apaixonamos pelos personagens, pelas histórias, pelos mocinhos, pelas mocinhas, pelos vilões, pelas vilãs, pelos amigos, pelos casais, pelos lugares, pelas músicas, sei lá, podemos nos apaixonar por tantas coisas... E acho que isso é o que nos faz tão bem, sentimos novamente um brilho no coração, uma pequena luz calorosa, um sorriso novo nos velhos dias. 

Seo Kang Joon como Eun Seob
Enfim, isso tudo para dizer que, na primeira cena de Seo Kang Joon, fiquei atônita: foi encantamento a primeira vista!!! Então tem isso... mas além disso, esse drama tem TUUUDO que adoro: café passado, livraria, poesia, neve, vida no campo, violoncelo, bons amigos, romance, cura, paisagens belíssimas, melodrama, delicadeza, enfim... tudo de bom!

Ao começar a escrever esta resenha bateu-me uma saudade tão grande que revi o drama, e foi algo mais ou menos assim: sabe quando você experimenta a melhor sobremesa da vida num restaurante estrelado? Depois você lembra de vez em quando, fica com uma vaga lembrança do sabor, da emoção ao provar. E depois de muito tempo você come novamente aquela sobremesa, no fundo você acha que ela não terá mais o mesmo gosto, mas ao dar a primeira colherada está tudo lá, na verdade está mais, porque se somou àquele sabor a saudade daquele sabor: a sobremesa ficou ainda mais saborosa! Então você come vagarosamente, degustando cada segundo, cada doçura... e foi isso que senti ao rever este drama, uma satisfação de estar provando novamente aquele sabor inesquecível... e ao fundo um aroma de café.

When the weather is fine é baseado no romance homônimo de Lee Do Woo, tem a direção delicada de Han Ji Seung e um roteiro poético da roteirista Han Ga Ram. Apesar de trazer temas complexos e doloridos, como violência doméstica, abandono parental, adoção, culpa, assassinato …. também trata de cura, de superação, de primeiro amor, de verdadeiro amor... 

Park Min Young como Hae Won
Já que antes falei do meu "crush", preciso dizer que Park Min Young está estonteante e impressionante como Hae Won! Também foi o primeiro drama que assisti com esta atriz e fiquei chocada com sua beleza e atuação! Ela tem uma delicadeza, uma elegância, uma tristeza, uma naturalidade... Na minha singela opinião é a sua melhor atuação, e olha que depois assisti aos maravilhosos "Her Private Life", "What's Wrong with Secretary Kim", "Healer" (estou descontando os últimos "Love in contract" e "Forecasting Love and Weather" que realmente não me convenceram, e também  os mais antigos que não assisti). 

  • Fofoca:Relembrando agora a lista de atores que ela já contracenou, realmente Park Min Young é uma das atrizes mais privilegiadas da Dramalândia, né? Diva!

E Seo Kang Joon como Eun Seob nem sei o que dizer... os olhares, a tristeza, a gentileza, a profundidade deste personagem... uma atuação tocante, comovente, apaixonante...  Lembro que depois de terminar o drama pesquisei sobre Kang Joon e descobri que era integrante da boyband "5urprise", e não conseguia conectar essa informação com aquele personagem tímido e sensível. Além disso, Kang Joon era um ator já experiente e premiado, e, claro, depois assisti vários dramas protagonizados por ele... 

  • Curiosidade: todos os cantores da "5urprise" são atores também: Gong Myung, Kang Tae Oh, Lee Tae Hwan e Yoo Il!!! Pequisem ;)  

A química entre Min Young e Kang Joon também é incrível! Na primeira cena de quando Eun Seob reencontra Hae Won lembrei desta frase "É desconcertante rever o grande amor", da música "Anos dourados" de Tom Jobim. Eles vão mostrando bem a construção de uma relação amorosa, desde o momento vertiginoso e desajeitado do início até a intimidade de amantes, com uma relação madura e descontraída… os beijos lindos, as conversas, os olhares... química e física nota 10! 

Também é impressionante a atuação da premiadíssima Moon Jung Hee, como a tia Shim Myung Yeo! A sua história no drama é de cortar o coração... E o ex-namorado dela, o editor Cha Yoon Taek, interpretado por Hwang Geon?! Apesar dele aparecer em poucas cenas, é marcante a profundidade desse amor.

Ah, e foi neste drama que vi pela primeira vez Lee Jae Wook também, o nosso Jung Uk de "Alquemy of souls", aqui como o adorável, falador e atrapalhado Lee Jang Woo, o melhor amigo de Eun Seob. 

E se tem uma atriz que detestei por causa do personagem foi Im Se Mi como Kim Bo Young, a ex-amiga de Hae Won! Só consegui perdoá-la muito depois, quando fez a simpática irmã de Moon Ga Young em "True beauty"! Mas nesse drama ela provoca aquele tão  falado "ranço"! 

Algo muito bonito de ver foi a homenagem aos livros, à leitura, à poesia, à escrita e aos escritores que o drama faz. Primeiramente maior parte do drama se passa numa livraria, eles tem um "Clube do livro" onde se reúnem, contam histórias e conversam sobre livros. Em várias cenas os personagens estão lendo, ou mexendo em livros, ou lendo trechos, ou escrevendo no computador, a tia é escritora, o ex dela é editor...  

Também é muito bom de ver a vida em comunidade que é mostrada no drama, as festas, o clube do livro, a época do plantio, os jantares de amigos, os cuidados com os outros, as relações em família... as notícias e fofocas rolando... mostra uma conexão forte entre as pessoas, entre os amigos, entre os vizinhos. 

(Suspiros...) Sem dúvida When the weather is fine está entre meus top-dramas da vida e o considero super injustiçado! É um drama que certamente vou rever e rever. Minha sugestão é: pegue uma bonita xícara de café quentinho, uma caixa de lenços e assista esta preciosidade sem moderação! Tem romance, tem aconchego, mas não esqueça, é um melodrama! Por isso tudo e por muito mais que eu

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★
. . .

Título original: 날씨가 좋으면 찾아가겠어요

When the Weather Is Fine - Irei Quando o Tempo Estiver Bom

Coréia do Sul, 2020
16 epidódios
Diretor: Han Ji Seung
Roteirista: Han Ga Ram
Gêneros: Romance, Vida, Drama, Melodrama
Elenco: Park Min Young (Mok Hae Won); Seo Kang Joon (Im Eun Seob); Lee Jae Wook (Lee Jang Woo); Kim Hwan Hee (Im Hwi); Moon Jung Hee (Shim Myung Yeo). 

Onde assistir: Viki, Kocowa, Fansubs e Netflix