Resenha: Who Rules The World - 且试天下


Sinopse:

"Who rules the world" conta a história de amor entre o poderoso, astuto e elegante líder da "Morada da Fonte", Hei Fengxi e da corajosa, esperta e irreverente heroína da seita Tianshuang, Bai Fengxi. Apesar de serem lendários adversários, sempre disputando a superioridade no mundo marcial, eles se unem para descobrir o terrível complô que quer destruir o império. 

O mundo, neste drama, é dividido em sete seitas e a família imperial governa os seis estados através do Tokien Empíreo, uma relíquia sagrada que dá direito ao portador governar o mundo. O império Dadong é o atual dono e quando o Tokien Empíreo desaparece, todos os estados e guerreiros são convocados a encontrá-lo. Tem início uma sangrenta perseguição e Bai Fengxi, ao salvar um guerreiro, acaba por ficar envolvida na disputa, e, consequentemente, Hei Fengxi se envolve para protegê-la.

A medida que se envolvem nesta trama política, ambos vão percebendo que há muito mais coisas por trás. Eles passam por inúmeros perigos, superam obstáculos, desvendam mistérios, lutam juntos para restituir a paz e constroem uma deslumbrante história de amor.

...

Who rules the world é um drama de fantasia e romance, um legítimo Wuxia, repleto de lutas, de heróis e heroínas, de príncipes e princesas, de guerras e de amor. É uma adaptação do romance “Qie Shi Tian Xia” de Qing Ling Yue. 

Primeiramente preciso dizer que "wuxia" não era um gênero que me atraía muito... agora é. Acho que este foi o primeiro drama deste gênero que assisti desde que comecei minha vida dorameira, não tenho certeza se outros que vi poderiam ser considerados “wuxia”.  Assisti Who rules the world ano passado, pouco depois de ficar inteiramente disponível no Brasil.  Confesso que resolvi assistir por ter Yang Yang e Zhao Lusi como protagonistas.

De início estranhei a narrativa, talvez devido à linguagem, história e estética um pouco adolescentes. Mas aos poucos fui entrando neste novo universo, com seus guerreiros, suas lendas, suas magias... e quando me dei conta já estava totalmente envolvida nesta linda e aventureira história de amor!

Bai Fengxi e Hei Fengxi competem e se espetam o tempo todo, criando uma rivalidade engraçada e cúmplice, pois também se apoiam e se ajudam quando um ou outro está em perigo. Eles formam uma dupla de heróis famosa, são reconhecidos por todos. Mas cada um tem segredos, que vão sendo revelado aos poucos. Há muito respeito, admiração e delicadeza na relação deles e é lindo ver como essa admiração e confiança crescente vai se tornando um profundo amor, capaz  de superar tudo. 

Bai Fengxi é uma mulher livre, corajosa, inteligente, bela, bondosa, divertida, generosa … numa interpretação adorável da belíssima Zhao Lusi. Hei Fengxi, que ela apelidou de “Raposa Negra” é misterioso, corajoso, inteligente, astuto, honrado, justo, bondoso e lindo demais!!! Yang Yang está totalmente à vontade dentro do personagem, nos convencendo de que ele é mesmo um príncipe encantador! Os dois tem muuuuita química! E pareceram se divertir muito também nas cenas. Se eu não tivesse visto antes "You are my glory", certamente shiparia este casal!!!  

Os personagens secundários são ótimos também, mas destaco a general Feng, que de início queria casar-se com Hei Fengxi e que depois se torna amiga de Bai Fengxi. Foi muito lindo ver a amizade que elas desenvolvem, formando quase um “sismance”, rompendo com o clichê de mulheres que brigam por causa de homens. 

Os cenários, os figurinos e a cenografia também são bonitos. Como é um drama de fantasia, de lutas acrobáticas, de reinos imaginários, utilizam bastante computação gráfica. Li resenhas que criticaram os efeitos e as performances de luta, mas para meu humilde gosto elas cumpriram seu papel. As lutas são bem estilizadas e coreografadas, com muitos vôos e piruetas, se tornando um espetáculo de dança. Eu, que não gosto geralmente de lutas, gosto desse tipo de luta mais surreal, lembrei também do belíssimo filme chinês “O tigre e o dragão” (acho que sempre que tiver estas lutas acrobáticas e voadoras me lembrarei desse filme... ao ver "Alchemy of souls" também lembrei).  A fotografia é bonita, lembra muito uma animação. Tem cenas que parecem pinturas. A OST é belíssima e  muito conectada com a história. 

Who rules the world tem uma história complexa, tem muita informação, muitos reinos, muitos príncipes,  muitas tramas,...  talvez por ser baseado num livro parece que tem mais detalhes do que nos é mostrado, ou que certas partes estão muito resumidas, mas adorei a história, adorei viajar para aquele lugar naquela época, mergulhar naquele lindo romance. Mas o que mais me chamou atenção foi a forma como as mulheres estão colocadas nesta história: Bai Fengxi tem tanta força, inteligência e coragem quanto Hei Fengxi; a general Feng, amiga deles, é corajosa e uma grande guerreira; a princesa do outro reino é inteligente e estrategista… nos exércitos há muitas mulheres generais, soldadas…   

Ao escrever esta resenha deu uma saudade e comecei a ver novamente... que delícia rever... É um drama que não decepciona, que nos faz rir e nos apaixonar... Se você gostou de "Alchemy of souls" acho que também irá gostar de Who rules the world. São 40 episódios, mas passam como mágica e encantam de forma tal que só posso dizer: 

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★

. . . 

P.S. Yang Yang e Zhao Lusi podem governar o mundo, né Dramalândia?!
. . . 

Título original: 且试天下

Who Rules The World - Quem Governa o Mundo 

China,2022
40 episódios
Diretor: Yin Tao
Roteirista: Zhang Wei, Shang Meng Lu
Gêneros: Romance, Wuxia, Fantasia
Elenco: Zhao Lusi (Bai Fengxi); Yang Yang (Hei Fengxi); Lulu Xuan (Feng Qiwu); Leon Lai Yi (Huang Chao); An Yuexi (Hua Chunran); Zhang Tian Yang (Feng Chang)

Onde assistir: WeTV; Fansubs, @weifansub