Resenha: Go Ahead - 以家人之名

Sinopse:

A história começa em 1999, quando os pequenos Ling Xiao, Jian Jian e Zi Qiu se conhecem. A família do calado e triste Ling Xiao acaba de se mudar para o prédio da alegre e arteira Li Jian Jian, que desde o primeiro momento se encanta com o novo vizinho. 

Ling Xiao é filho do simpático policial Ling He Ping, e sua mãe, uma mulher depressiva e amargurada, logo os abandona. Ling Xiao perdeu sua irmãzinha e a mãe não aceitou essa perda e culpava o filho. 

Jian Jian mora com seu adorável pai, Li Hai Chao, dono de um restaurante de macarrão. A mãe dela faleceu um ano antes. 

Na mesma época uma vizinha apresenta ao pai de Jian Jian a bela He Mei, mãe de He Zi Qiu. Certo dia He Mei deixa Zi Qiu aos cuidados de Hai Chao, dizendo que viria buscá-lo logo, porém nunca mais volta e Hai Chao assume o menino como seu filho. Jian Jian é que não aceita o novo irmão de início e cria muitas confusões e brigas com o doce Zi Qiu, que adora a nova irmã e o novo pai. 

Então essas 5 pessoas: 1 pai viúvo, 1 pai abandonado, 1 filha órfã de mãe e 2 meninos abandonados pelas mães vão criar uma nova e maravilhosa família! "Go ahead" vai contar a história deles. Nós acompanhamos a passagem do tempo, das crianças que se tornam adolescentes, depois jovens universitários, até o início da vida adulta.

. . .

Go ahead é um drama familiar, sem dúvida, mas também é um drama de cura, e também escolar, e tem romance, e tem melodrama, e tem comédia... é um drama tão completo que preenche todos os lugarzinhos de nosso coração dorameiro. 

O eixo central da história são Jian Jian, Ling Xiao e Zi Qiu. Nós acompanhamos o crescimento deles, como vão se tecendo numa relação belíssima de amor e de amizade, mostrando os conflitos e dores de cada um e como vão superando os impasses e problemas da vida. Os três atores estão magníficos, absolutamente encantadores!  

Tan Song Yun como Li Jian Jian é surreal! Como ela conseguiu fazer essa personagem?! Ela adolescente é a coisa mais moleque que há, e vamos presenciando boquiabertas o amadurecimento dela, como olhando aqueles vídeos de crisálidas que vão desabrochando borboletas... Nunca tinha assistido a uma drama dela e fiquei abismada! Tornou-se uma das minhas divas da Dramalândia a partir deste drama (e só se confirmou nos outros que assisti!).

Zhang Xin Cheng como He Zi Qiu adolescente e jovem foi um choque também, pois eu já tinha visto "Skate Into Love" com ele, um drama adolescente fofinho, mas em Go ahead ele está absolutamente comovente como o complexo Zi Qiu, que tem uma relação dolorida com a mãe e o pai biológicos e que cresce numa situação de muita humildade e gratidão por ter sido aceito numa nova família. Além disso tem um amor platônico e generoso por Jian Jian (olha, esse triângulo amoroso foi sofrido... confesso que fiquei muito dividida...)  Zhang Xin Cheng trouxe uma atuação que poucos atores conseguiriam realizar! Para mim ele deveria ter ganhado mais prêmios por este drama! Um ator gigante!!! Também me tornei sua fã. 

Song Wei Long como o calado e depressivo Ling Xiao também nos presenteia com uma atuação brilhante! Ele consegue nos cativar com suas dores e nos faz ficar aflitas e comovidas pelo amor profundo dele por Jian Jian. A relação dele com a mãe é de apertar o coração... ainda fico triste por esta mãe... como é doloroso quando alguém enlouquece numa família... 

Porém o ator Tu Song Yan em seu papel condjuvante como o viúvo Li Hai Chao, o pai de Jian Jian, rouba os holofotes, na minha singela opinião. Seu personagem é um dos mais belos personagens que já vi em toda vida, seja em filmes ou em séries! Ele nos traz uma pessoa solar, sempre com um prato de comida, um sorriso e um abraço pronto para oferecer. Ele é a base desta nova e quebrada família e faz com que cada um possa voltar a viver e sorrir novamente, criando uma nova versão de família baseada em muito amor, generosidade, mesa cheia e leveza!      

Também é preciso destacar os atores que fazem os protagonistas na infância: Cong Shang (Li Jian Jian), Xu Wai Luo (Ling Xiao) e Li Zhen Zhen (He Zi Qiu), todos uma fofura, com destaque para Zhen Zhen como um comovente Zi Qiu!!! 

Go ahead nos traz uma história densa, traz temas pesados como abandono parental, morte, depressão, loucura... mas também nos mostra a fundamental importância que as relações tem para a superação dos problemas, mostra como pessoas amorosas e calorosas podem irradiar e transformar tudo a sua volta! Mostra o sentido profundo da fraternidade, da humanidade e da força que temos e que ganhamos quando nos unimos e contamos uns com os outros. 

Quando descobri que o diretor, Ding Zi Guang, e os roteiristas, Wang Xiong Cheng e Shui Qian Mo, são os mesmos do maravilhoso "Meet yourself" tudo fez muito sentido. Eles trazem um olhar profundo e belo sobre as relações humanas, mostrando como nós podemos ser a cura para nós mesmos, para os outros, para a comunidade, para o mundo. Também nos trazem um olhar bondoso e não moralista sobre o ser humano, não há mocinhos e vilões, as pessoas são o que podem ou puderam ser diante das circunstâncias de vida e, se quiserem, podem mudar também.  

Muitas pessoas tem receio da quantidade de episódios dos dramas chineses, confesso que antes eu também tinha. Go ahead foi um dos primeiros dramas chineses longos que assisti, depois de muitos elogios da musa Mara, do @praquemgostadedoramas, pois a sinopse em si não me atraía o suficiente para encarar 40 episódios! Também o fato de ser um "drama familiar" não me animava muito. Mas com este drama eu definitivamente me rendi à dramaturgia da China!

A meu ver os bons dramas chineses contam histórias com muita riqueza de detalhes, aprofundam os temas, desenvolvem histórias de personagens coadjuvantes. A narrativa geralmente é tranquila, com raras exceções, e nos envolvem de forma tal que não queremos mesmo que acabe! É uma experiência bem diferente dos dramas coreanos ou japoneses, por exemplo. São concepções e narrativas muito distintas.

O que é a essência de uma família? Essa pergunta que este drama nos faz e nos responde, de forma inesperada, bela e pungente! 

Ainda hoje, quando lembro deste drama, meu coração se enternece e agradeço silenciosamente aos atores, diretores, roteiristas e equipe, à Mara do PQGD por te-lo panfletado tanto, às pessoas que o legendaram, enfim, a todos que de alguma forma criaram e compartilharam uma obra de arte como Go ahead, e por eu ter tido a alegria de assistir. Guardarei pra sempre este drama na minha lista de “Top dramas forever”!!!

É por tudo isso e por muito mais que eu

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★
. . .

Título original: 以家人之名

Go ahead -  Vá em frente
China, 2020
40 episódios
Diretor: Ding Zi Guang
Roteirista: Wang Xiong Cheng , Shui Qian Mo
Gêneros: Comédia , Romance , Drama , Melodrama
Elenco: Tan Song Yun (Li Jian Jian); Song Wei Long (Ling Xiao); Zhang Xin Cheng (Ele Zi Qiu; Tu Song Yan (Li Hai Chao); Zhang Xi Lin (Ling He Ping); 
Cong Shang (Li Jian Jian criança); Xu Wai Luo (Ling Xiao criança); Li Zhen Zhen (He Zi Qiu criança)

Onde assistir: Viki, Wei Fansub, Fansubs

Prêmios:

Prêmio Pássaro Prateado de Drama em Série no "Seoul Drama Awards 2021"

Tan Song Yun:

- Atriz favorita no "3rd Poison Eye Entertainment Conference"
- Melhor Atriz Feminina no "两影盛典 Internet Film Festival"
- Atriz dinâmica e Atriz em ascensão no "People's Daily Digital Communication and Fusion Screen Ceremony"
- Atriz expressiva no "抖音星动之夜 Douyin Star Motion Night"

Zhang Xincheng:

- Melhor ator do ano no "2020 Weibo Night" 

Song Weilong:  

- Ator mais popular no "2020 Jinri Toutiao Awards Ceremony"

Tu Song Yan:  

- Melhor Ator do Ano no "2020 Golden Bud - The Fifth Network Film And Television Festival" 
- Melhor ator coadjuvante no "2020 12th China TV Drama Awards".