Resenha: Nothing But You - 爱情而已

Sinopse:

Liang You An é assistente executiva de um diretor poderoso e egoísta numa grande empresa de artigos esportivos. Ela vive em função do trabalho, resolvendo todos os problemas de forma exemplar, mas percebe que está cada dia mais distante de seus sonhos. É quando ela conhece Song San Chuan, um jogador profissional de badminton que está num momento crítico de sua carreira. 

Apesar da diferença de idade, de profissão, de experiências de vida, a medida que eles vão se conhecendo, um vai ajudando o outro a superar os problemas que se esbarram e vão crescendo juntos, construindo uma sólida relação profissional e uma amizade que vai se transformando numa belíssima relação de amor.

. . .

Como se constrói um amor viabilizador?

Nothing but you nos conta de forma linda como duas pessoas de contextos tão diferentes vão se entrelaçando, criando uma relação de amor baseada em apoio, em confiança, em generosidade, em respeito, em querer o melhor para o outro,... 

Nossos protagonistas estão num momento complexo de suas vidas: Liang You An, aos 32 anos, estava num trabalho exaustivo que a sugava, onde era apenas uma engrenagem numa máquina de fazer dinheiro. Song San Chuan, aos 22 anos, estava com dificuldades num esporte que não o realizava mais e estava ficando sem perspectivas de futuro.  De certa forma os dois pensavam estarem ficando "velhos" para mudarem de vida e realizarem seus sonhos.

Então Song San Chuan, com sua coragem, começa a colocar questionamentos que fazem Liang You An ter forças para sair daquele emprego e a se cuidar. E ao mesmo tempo, Liang You An ajuda Song San Chuan a ter a ousadia de resgatar seus sonhos de infância, que era jogar tênis, apesar de ser uma dificílima transição de carreira. 

Apostando contra todos, a relação dos dois começa num contexto profissional complexo, mas desde o inicio há um encantamento entre eles, uma confiança inabalável e, a medida que passam a trabalhar juntos, uma belíssima história de amor começa a nascer (Talvez ela já tenha nascido no primeiro olhar) . 

Adoro quando a narrativa cronológica das histórias vai nos mostrando a construção das relações, através de várias ações através do tempo. Porque um amor é uma construção, são escolhas, são apostas, mas sobretudo, são ações concretas que mediam um futuro comum, é quando ao viabilizar o outro eu também me viabilizo, e vice-versa.

Zhou Yu Tong nos traz uma Liang You An ensolarada! Como em seus outros dramas, Zhou Yu Tong entrega uma atuação tão verdadeira que dá vontade de ser amiga dela! Adoro esta atriz! E o premiadíssimo Leo Wu como Song San Chuan está realmente adorável! Um personagem de ouro que ele nos traz, em todos os sentidos, com uma interpretação realmente comovente e inspiradora!  

ALERTA SPOILER - Essa parte em rosinha contém uma pitada de spoiler! Se você ainda não assistiu, leia depois de assistir :)

  • Durante o drama fiquei um pouco incomodada com a total entrega de Song San Chuan e a postura ponderada de Liang You An, porém compreendi ao final: além do peso da influência da mãe dela, uma mulher fracassada no amor, Liang You An era 10 anos mais velha que Song San Chuan e a pessoa que o estava apoiando em sua profissão. Então ela foi extremamente cuidadosa com os sentimentos deles, o que fez com que ela demorasse para aceitar este amor.

Sempre é um prazer ver o queridíssimo ator Tu Song Yan, de Go ahead. Aqui ele é o amável padrasto de Song San Chuan, o vendedor de perucas An Cong... num papel pequeno, mas cativante. Queria tanto que a história entre a melhor amiga de Liang You An, a nutricionista Luo Nian e o treinador de tênis Zhang Yan fosse mais desenvolvida... Foi uma pena, pois eram personagens maduros e que poderiam trazer reflexões interessantes. 

Gostei muito também da Chen Ke, a mãe de Jiao Jiao e esposa do chefe egoísta de Liang You An. Apesar de ser uma personagem secundária e ter poucos momentos, ela nos traz questões importantes sobre sua situação - uma esposa que se dedica à família com um marido que só se dedica ao trabalho - e a forma como ela resolve seus problemas nos mostrou uma mulher realmente forte, ao contrário da mãe de Liang You An, que ficou travada em seu ressentimento pelo ex-marido. 

E não podemos esquecer que Nothing but you é um drama de esportes, o que é sempre revigorante né? ainda mais pra quem precisa voltar a fazer alguma atividade física, como eu :) Neste drama, diferente de outros dramas esportivos, vemos mais os bastidores, os treinos, as disputas internas, a logística que envolve o esporte, o árduo dia a dia de treino, a dedicação,...  

A narrativa é leve, nos toca com suavidade, apesar de trazer temas difíceis... talvez porque os protagonistas fossem tão luminosos, esperançosos, batalhadores... ao finalizá-lo não fiquei com aquela sensação de "uau, maravilhoso!", era mais uma sensação de "legal, gostei!"... 

Porque é um drama muito naturalista, com uma trama mais realista. Mas depois não parava de refletir sobre a história... E no dia seguinte acordei pensando no drama, juro, e encantada com o que estava me deparando: uma história de amor muito existencialista estava ali descrita e tão delicadamente desenhada...  

Então, de um dia para o outro, Nothing but you pulou de 4 para 5 estrelas! E é por isso tudo e por muito mais que eu

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★
. . .

Título original: 爱情而已

Nothing but you - Nada além de você
China, 2023
38 episódios
Diretor: Chen Chang
Roteirista: Zhang Ying Ji
Gêneros: Romance, Drama, Esportes, Cura, Noona romance
Elenco: Zhou Yu Tong (Liang You An); Leo Wu (Song San Chuan); Tu Song Yan (An Cong); Xia Hao Ran (Jiang Jiao Jiao); Ma Fan Ding (Liang Tao); Li Qing (Chen Zhe); Jiang Pei Yao (Luo Nian); Zhang Tao(Zhang Yan); Mark Ma (Dai Yi); Guo Ke Yu (Chen Ke [mãe de Jiao Jiao])

Onde assistir
: Viki, Wei Fansub, Fansubs