Resenha: Story of Kunning Palace - 宁安如梦

Sinopse:

"Story of Kunning Palace" vai contar a emocionante história da ambiciosa Jiang Xue Ning, que passou por cima de amigos e amores para se tornar imperatriz e, ao morrer, arrependeu-se de suas escolhas. 

Após sua morte ela volta no tempo, quando tinha 18 anos, mas se lembra de tudo que aconteceu, ganhando assim a possibilidade de mudar sua vida e a história do Império. Ela busca evitar os erros que cometeu e as tragédias que se sucederam, traçando um novo destino para si e para todos ao seu redor.

Porém ela teme o poderoso tutor Xie Weique a desprezava e a levou à morte em sua outra vida. Por um descuido nos seus planos ela começa a estudar com a princesa Le Yang e o tutor Xie Wei se torna seu professor, mantendo-a sob seus cuidados, pois ela sabe de segredos de seu passado. 

A nova Jiang Xue Ning surpreende todos com suas mudanças, provando sua força, inteligência, amizade, bondade e, desta forma, conquistando cada vez mais amigos e admiradores, entre eles o temível Xie Wei, que vai se apaixonando por ela.

E é nesse reencontro improvável da anti-heroína e do anti-herói que uma lenta e profunda história de amor vai dolorosamente brotando!

. . .

Vou ser bem sincera: escolhi assistir Story of Kunning Palace porque circulavam rumores na Dramalândia de que a Bai Lu e o Zhang Ling He estariam namorando. E também porque desisti (ao menos por agora) de assistir "Only for Love" que Bai Lu fez com o muso Dylan Wang. Foram então estes dois motivos questionáveis que me levaram desavisadamente à esta surpresa deliciosa!

Preciso falar primeiramente que a Bai Lu como a complexa  Jiang Xue Ning está simplesmente magnífica!!! Agora entendo por que ela é tão badalada na China e na Dramalândia. Neste drama ela nos trouxe tantas camadas para sua personagem que encantou não somente aos muitos moços da trama, até eu virei sua fã!   

E preciso falar também sobre Zhang Ling He, que arrasa como o ardiloso e vingativo Xie Wei! Recentemente vi e escrevi a resenha de "My journey to you", que adorei, aonde Zhang Ling He protagonizou um personagem adorável e amoroso, totalmente o contrário de seu Xie Wei. Aqui ele mergulha nas profundezas da dor de seu personagem, nos trazendo um anti-herói multifacetado, ou melhor, um herói as avessas: mal humorado, ciumento, ardiloso, alucinado, vingativo, apaixonado, quente, muito quente... oh là là!!! 

E sim, temos uma aula de química e física com estes dois!!! Socorro! Os melhores beijos da Dramalândia podem estar aqui viu?! Mas além da excelente pegada, o jovem Ling He está realmente se firmando como um ator consistente e competente, não apenas um rostinho lindo num metro e oitenta e oito! 

E se pudéssemos voltar no tempo e desfazer nossos erros? 

Story of Kunning Palace vai nos trazer um enredo interessante e fora do clichê. Os personagens são ambíguos, com lados claros e obscuros, com erros e acertos. Nossa protagonista está envolvida não num triângulo, mas num quadrado amoroso!! Sim, a Bai Lu pode isso! E é uma história muito interessante sobre redenção, novas chances, verdadeiras amizades, nos traz reflexões sobre o que é realmente o amor, sobre como estamos ligados ao mundo e como nossas ações podem construir ou destruir caminhos. 

Nós acompanhamos os intrincados planos que Xie Wei e Jiang Xue Ning estão traçando para alcançar seus objetivos e adorei ver como eles se cuidavam e se protegiam. Eles vão aprendendo a confiar um no outro e a medida que vão se conhecendo melhor vão tecendo um amor feito de ações reais, de sangue, de admiração, de generosidade e de paixão... 

ALERTA - RISCO DE SPOILER - Xie Wei é um homem atormentado, passou por situações terríveis e claro que podemos entender ou discordar de muitas atitudes dele. Ele realmente não é um mocinho típico, com moral ilibada. Quem é assim é Zhang Zhe. 

Por outro lado Jiang Xue Ning é uma mulher forte, poderosa que, apesar de temer Xie Wei no início, ela não se deixa dominar por ele, ou seja, ela não era uma mocinha indefesa.

Os personagens coadjuvantes são também muito interessantes, temos o melhor amigo de Jiang Xue Ning, o valente Yan Lin, interpretado por Zhou Jun Wei, que sempre a amou, mas que a respeita de forma belíssima e a quem ela ama profundamente como amigo, fazendo de tudo para ajudá-lo. 

Temos o belíssimo Zhang Zhe, interpretado por Wang Xing Yue, a quem  Jiang Xue Ning admirava e de quem Xie Wei morria de ciúmes, mas respeitava, por ser realmente um homem honrado. Aqui temos um quadrado amoroso que torna interessantíssimo o drama, trazendo muitas questões para refletirmos sobre amor e amizade. 

E temos as amigas de Jiang Xue Ning, a adorável princesa  Le Yang, interpretada pela belíssima Liu Xie Ning e a doce e sofrida You Fan Yin, interpretada por Melody Tang, ambas amigas sinceras a quem Xue Ning se dedica com verdadeiro amor e cuidado e vice-versa. Foi muito lindo ver estas amizades femininas, fazendo a trama sair do corredor mocinho-mocinha tradicional, mostrando também o quanto a sororidade é fundamental. 

E as tramas políticas do palácio vão nos mostrando os jogos de poder, envolvendo todos na história. Os figurinos são belíssimos, os cenários bem feitos, a fotografia interessante, com belos enquadramentos e movimentos de câmera. A OST com uma música linda interpretada pela voz absurda do cantor Zhou Shen, e outra música cantada pela Bai Lu, bem bonitinha. Um dos diretores, Chi Yu Bin, dirigiu sucessos como "The long ballad", "Ashes of love", entre outros.  Story of Kunning Palace foi baseado na web novel "A Lady’s Tranquility" (Kun Ning), de Shi Jing. 

Story of Kunning Palace deveria ter ido ao ar na China em maio de 2023 mas foi abruptamente suspenso e só foi lançado em novembro agora. Dizem os rumores que a causa foi o banimento do ator Zhou Jun Wei que interpreta Yan Lin, um importante personagem na trama. Segundo minhas pesquisas, ele foi banido por "violar leis e regulamentos relevantes", que dizem estar relacionado ao "Movimento do Livro Branco", que começou em novembro de 2022, quando muitos cidadãos chineses foram às ruas com folhas de papel em branco, protestando contra a  política "Zero Covid". Após os protestos muitos jovens foram presos e artistas que apoiaram de alguma forma foram banidos. Parece que atualmente este assunto é proibido na China.  

Estes dias a c-musa Anna, do @meu.doramaminhavida explicou um pouco como funciona essa questão de banimento de artistas chineses, pois é comum ouvirmos que tal artista está sendo cancelado, ou tal artista tem contas suspensas, coisas assim. Como todos sabem a China é uma república popular socialista sob a liderança do Partido Comunista, com uma ditadura democrática popular. Os artistas chineses devem seguir uma cartilha de condutas moralmente aceitas, estabelecidas pela "Associação de Artes Performáticas da China".

Eles serão punidos se violarem a constituição chinesa, e são proibidos de "colocar em risco a segurança nacional, a honra e a integridade territorial da China; incitar o ódio e a discriminação étnica; envolver-se em cultos e superstições; envolver-se em atos criminosos como pornografia, jogos, violência, terrorismo ou drogas; dirigir sob o efeito de álcool; colocar em perigo a moralidade social ou prejudicar as tradições culturais da China; fazer dublagens durante performances comerciais; fazer declarações ou espalhar informação falsa em tentativa de quebrar a lei, perturbar a ordem pública ou distorcer a história; violar de forma maliciosa ou deixar de fazer uma performance conforme contrato; e insultar ou difamar os outros".

Como os artistas tem repercussão muito maior do que as pessoas comuns, eles carregam também o compromisso de levar o nome da China aonde vão e estão, por isso há essa rigorosidade em relação aos seus comportamentos e posicionamentos. 

Isso soa muito estranho para nós brasileiros, pois nossos artistas gozam de liberdade de expressão política e pessoal, de modo geral, e podem se posicionar contra governos e questionar a moral e os bons costumes. E também porque vivemos num país em que tivemos recentemente um presidente que minimizou a gravidade do COVID, que dava declarações incitando estupro, homofobia e violência, por exemplo, entre outros tantos absurdos. E também aqui temos jogadores que traem esposas, estupram fãs e até matam, e continuam a jogar. Enfim... 

Essa discussão é profunda e complexa, eu sei, mas aproveitei o caso do ator Zhou Jun Wei para trazer mais estas informações, pois me interesso cada dia mais pela cultura chinesa e estas questões me fazem querer conhecer ainda mais este país tão diferente do nosso. Creio que este ano, 2023, assisti mais C-dramas que K-dramas! 

Bem, espero não ter dado muitos spoilers, quis escrever logo esta resenha porque o drama está quentinho ainda e pouco ouvi falar sobre ele. Se estás na dúvida se dás play ou não eu te trouxe o porque que eu,

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★
. . .

Título original: 宁安如梦

Ning An Ru Meng - Story of Kunning Palace  - História do Palácio de Kunning 
China, 2023
38 Episódios
Diretores: Chu Yui Bun , Francis Nam , Gu Zhi Wei
Roteirista: Shi Jing(não tenho certeza, mas foi quem escreveu a Web novel)
Gêneros: Romance, Histórico, Drama, Fantasia
Elenco: Bai Lu (Jiang Xue Ning), Zhang Ling He (Xie Wei), Wang Xing Yue (Zhang Zhe), Zhou Jun Wei (Yan Lin), Liu Xie Ning (Shen Zhi Yi / Princesa Le Yang), Hu Yun Hao (Shen Lang), Melody Tang (You Fang Yin), Qin Tianyu(Lu Xian), Elisa Ye (Xue Shu), Huang Hai Bing (Duque Xue Yuan)

Onde assistir
:  iQIYI, Wei Fansub, Fansubs