Resenha: Tell me that you love me - 사랑한다고 말해줘

Sinopse

"Tell me that you love me" vai nos contar a delicada história de amor entre a aspirante a atriz Jung Mo Eun e o pintor Cha Jin Woo. 

Jung Mo Eun saiu de seu antigo e seguro emprego para tentar a carreira de atriz. Numa viagem para a ilha de Jeju, para filmar uma cena como figurante, Mo Eun conhece o pintor e professor de arte Cha Jin Woo, surdo desde a infância. 

Este breve e marcante encontro deixa lembranças em ambos. Ao regressarem à Seul eles se reencontram por acaso e, a partir daí, uma linda e profunda história de amor e de cura começa a desabrochar. 

. . .

Demorei a escrever esta resenha, não sabia (e não sei ainda) como traduzir tanta beleza em palavras. Mas quis que este drama fosse minha primeira resenha deste ano, 2024.

Comecei a assistir Tell me that you love me logo após finalizar. Antes de começá-lo tentei me desviar dos spoilers e recomendo que não busques muitas informações sobre este drama, que fujas também dos spoilers - até desta resenha - e se jogue sem medo nessa história absolutamente linda! (Mas depois volte aqui :)

Aviso de antemão que se trata de um melodrama, portanto, tenha uma caixa de lencinhos por perto!

Para começar devo falar que a protagonista Jung Mo Eun é uma das mais belas personagens que já vi em dramas: sua gentileza, sua bondade, sua intensidade e sua sinceridade são comoventes. Lembrei muito da atuação e da personagem de Park Eun Bin em "Do you like Brahms?", um dos meus dramas preferidos da vida! 

Aqui a atuação de Shin Hyun Been é também tocante, merecedora de muitos prêmios. Já tinha gostado imensamente dela em "Hospital playlist", onde ela fazia Jang Gyeo Wool, uma residente em cirurgia geral e par romântico do médico que queria ser padre, Ahn Jung Won, interpretado pelo querido Yoo Yeon Seok. Era uma personagem secundária, também marcante.  Porém agora ela simplesmente se tornou uma das minhas atrizes preferidas! E olha que sou bem exigente ;) 

Shin Hyun Been é uma atriz que já ganhou vários prêmios, concorreu a vários também, trabalhou em muitos filmes e dramas, fazendo também muitos papéis coadjuvantes, e achei bem interessante que esse drama nos faz enveredar pela vida dos atores iniciantes, mostrando a luta e a difícil jornada de se tornar ator/atriz, sendo também uma bela homenagem ao trabalho de atuação!   

Mas realmente Jung Woo Sung, como o pintor surdo Cha Jin Woo, extrapola qualquer adjetivo! Nunca tinha assistido a nada deste experiente ator e já me tornei sua fã de carteirinha! Ele domina completamente a tela com seu olhar, seu caminhar, seus gestos, demostrando uma avalanche de sentimentos de forma contida... as lágrimas escorriam em certas cenas! Uma atuação merecedora também de muitos prêmios!!! 

Para interpretar o papel Jung Woo Sung teve que aprender a linguagem de sinais, assim como a Shin Hyun Been, mas ele precisou ir muito além, pois precisava transmitir um universo de sentimentos e pensamentos através desta linguagem, nos mostrando a grandiosidade de sua atuação!

Depois pesquisei mais sobre ele e descobri que Jung Woo Sung é um famoso e premiadíssimo ator, modelo, diretor e produtor de filmes, mas que tem poucas séries em seu currículo. É também o primeiro embaixador coreano da boa vontade do ACNUR (Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados)! Fiquei totalmente encantada e, sim, mais um crush pra minha lista! 

E Park Jin Joo, como a melhor amiga Oh Ji Yoo, está ótima, nos traz uma amiga verdadeira e divertida, além disso suas peripécias na academia e seu romance quebram um pouco a carga melodramática da trama. E vamos combinar que essa atriz é a rainha das atrizes coadjuvantes de romance, atua em vários dramas icônicos e é uma atriz e cantora maravilhosa! Quero muito vê-la como protagonista um dia! Também adorei Hong Ki Hyun, o melhor amigo de Cha Jin Woo, interpretado por Heo Jun Seok. Que personagem que ele nos traz... quanto amor nessa amizade... lindo demais! 

Tell me that you love me é baseado no famoso drama japonês "Aishiteiru to Itte Kure (愛していると言ってくれ), de 1995, escrito pela famosa e premiada roteirista japonesa Eriko Kitagawa. O roteiro foi adaptado pela roteirista coreana Kim Min Jung, também roteirista dos famosos "The Sound of Magic", "Imitation", "Love in the Moonlight", entre outros.

Tell me that you love me foi magistralmente dirigido por Kim Yoon Jin, diretor do maravilhoso "Our Beloved Summer", o que fez todo o sentido pra mim... a mesma delicadeza, a mesma profundidade, a mesma humanidade... um diretor que tem um sentido profundo do que é o amor: uma ponte! Aguardarei ansiosamente por todos os seus projetos futuros!

A fotografia é deslumbrante, com enquadramentos delicados, cores suaves que nos abraçam... as cenas na ilha de Jeju são especialmente belas e luminosas... além disso o drama fala sobre arte, pinturas, street art... impossível não amar tanta beleza... queria saber quem fez a direção de fotografia, mas não descobri. Será a mesma pessoa de "Our beloved summer"? 

E a trilha sonora? Icônica! Tal qual "Our beloved summer", a música faz parte da narrativa, nos emociona e nos enternece... Estou apaixonada por esta OST e agora não sai da minha playlist!

Tell me that you love me é uma preciosidade! Um drama pensado e realizado com delicadeza e sensibilidade raras de se ver. Nos traz uma história de amor lenta e profunda, repleta de reflexões, empatia, dores reais, sentimentos bonitos... Fala sobre o que é verdadeiramente se comunicar com o outro, sobre superação das diferenças, sobre a difícil mas necessária arte que é amar... 

É tão bom assistir um drama que não é maniqueísta, que não se perde em ninharias, que nos faz sentir amor e esperança pela vida... ao final de cada episódio eu precisava dar um tempo, para absorver toda aquela beleza... e lágrimas muitas vezes escorriam... 

Com certeza Tell me that you love me já é meu drama preferido do ano e entrou direto nos meus TOPS da vida. Será difícil algum drama ser melhor que este em 2024, e já que estamos em clima de carnaval (escrevo na semana anterior), se Tell me that you love me fosse uma escola de samba, e eu fosse jurada, receberia 10 em todos os quesitos!    

Bem, não quero falar mais nada... apenas sugiro que tenhas uma caixa de lenços ao lado, um copo d'água ou chá gelado, sente-se confortavelmente e assista à esta lindeza... eu...  

Super-recomendo!   

★ ★ ★ ★ ★

. . .

Título original: 사랑한다고 말해줘

Tell Me That You Love Me  - Diga-me que você me ama 
Coreia do Sul, 2023/2024
16 Episódios
Diretor: Kim Yoon Jin
RoteiristaKim Min Jung
Gêneros: Romance, Vida, Drama, Melodrama, Drama de cura
Elenco: Shin Hyun Been (Jung Mo Eun); Jung Woo Sung (Cha Jin Woo); Park Jin Joo (Oh Ji Yoo); Heo Jun Seok (Hong Ki Hyun); Lee Jae Kyoon (Yoon Jo Han); Kim Ji Hyun (Song Seo Kyung); Shin Jae Hwi (Jung Mo Dam)

Onde assistir
:  Disney+ (quando for lançado no Brasil); Fansubs