Resenha: To the Wonder - 我的阿勒泰

Sinopse

"To the wonder" nos traz a poética e rústica história de amor entre a tímida aspirante a escritora de etnia Han, Li Wen Xiu e o encantador domador de cavalos e pastor de ovelhas, de etnia Cazaque, Ba Tai.

A história começa com Wen Xiu relembrando seus  19, 20 anos, quando retorna à inóspita aldeia "Sayakhan Bulake"*, no extremo norte da província de Xinjiang, uma região chamada Altay, no noroeste da China. Volta depois de fracassar em sua tentativa de viver na capital, Urumqi, pois desejava ser escritora e achava que numa cidade grande teria mais opções. Era o ano de 2001.

* Saykhan Bulake (esplêndido prado de águas termais no idioma Cazaque), que a Wen Xiu confundia com Cǎihóng bù lākè 彩虹布拉克, que significa em mandarim "Arco-íris Bulake"

Wen Xiu também resolve voltar para a aldeia por ter recebido o conselho de um antigo escritor, quando numa palestra ela lhe escreve a seguinte pergunta: “Olá senhor Liu, gosto de escrever desde pequena, sonho em me tornar uma escritora, mas não tenho ideia do que devo escrever. Sobre o que devo escrever para me tornar uma escritora?” 

E ele responde: "De modo geral, a maioria dos escritores, especialmente talentosos, escrevem porque eles têm um forte desejo de se expressar e tem personagens bem definidos em mente. Se você não sabe por onde começar, presumo que você deve ser jovem. Você deve ir para a universidade primeiro. Se você não quer ir para universidade e quer escrever, então tente começar a escrever sobre sua vida. 

Experimente o amor, a vida e o desgosto.” 

Então Wen Xiu retorna para a aldeia, onde sua mãe viúva, Zhang Feng Xia, possui uma pequena loja de provisões e cuida da sua avó, que oscila entre a lucidez e a demência. Neste retorno ela conhece o jovem Ba Tai, que recém voltou à aldeia para ajudar o pai a pastorear as ovelhas até o Rancho de Verão, em Naren, localizado num lugar mais remoto, quase fronteira com o Cazaquistão. Ba Tai também quer recuperar o machucado do cavalo que cuida e que adora, o "Pata de Neve", para que este retorne às corridas.

A mãe de Wen Xiu quer aproveitar a viagem da família de Ba Tai e pegar uma "carona" para o Rancho de Verão, pois ela quer passar pela "Enseada das Fadas" e somente o pai de Ba Tai segue por esta antiga rota. Além disso quer estabelecer uma loja provisória no Rancho de Verão.

E assim, depois de vários acontecimentos, o grupo parte com seus cavalos, carroças e camelos para os confins da China, passando por montanhas, desertos, lagos e desafios, até chegar ao seu destino e ali começam a viver um cotidiano rústico, alegre e comunitário. 

Neste percurso os jovens Wen Xiu e Ba Tai vão descobrindo o amor, a vida... e o desgosto...    

. . .

Zhou Yi Ran (Li Wen Xiu)

Nem sei por onde começar. Ainda estou impactada por tanta beleza: das paisagens, da história, de Ba Tai... Assisti ontem, em um dia, num sábado frio no sul do mundo, e quis logo registrar minhas impressões e recomendar esta preciosidade.

Primeiro temos Wen Xiu, interpretada pela jovem atriz Zhou Yi Ran, em um papel nada convencional, mostrando-nos que ela não veio para brincar! Apesar de jovem, esta atriz tem uma força dramática e nos envolve totalmente na ingenuidade de sua Wen Xiu. Belíssima atuação!!! Antes havia assistido apenas ao bonito filme "0,1% do mundo" com ela. E sei que Zhou Yi Ran está na nova série com Jing Bo Ran "Regeneration", que ainda não sei se verei (por causa do gênero), mas que já sei que é ótimo!

Yu Shi (Ba Tai)
E daí temos Yu Shi como Ba Tai... De onde surgiu este ator?!! Fui completamente atropelada! kkkk Ele chegou cavalgando com seus longos cabelos negros, olhos penetrantes e ombros largos... Não estava preparada! Juro! Portanto não serei muito imparcial neste comentário, estou ainda sob efeito desta atuação, com vontade de assistir novamente o drama, pois 8 episódios foi pouco! 

Yu Shi nos traz um Ba Tai rústico, inocente, bom filho, um apaixonado alegre e desajeitado, natural demais, lindo demais!  Ele domina totalmente a tela quando aparece! Para este personagem o ator estudou a língua Cazaque e as cenas de equitação ele mesmo fez, pois é um cavaleiro experiente, além das cenas de tiro e de arco e flecha. Já virei fã e sem dúvida este ator, que tem apenas 3 anos de carreira e poucos dramas e filmes, vai estourar depois deste drama. Com certeza vou acompanhar sua carreira :)

Eu vejo você claramente (como dizem "eu amo você" em cazaque)

E a experiente Ma Yi Li como Zhang Feng Xia, a mãe de Wen Xiu, está absolutamente magnífica! Ela nos traz uma mulher forte, bela, irreverente, desbravadora... nos emociona com esta mãe nada maternal, mas muito humana. Nunca tinha assistido nada com a atriz, mas agora vou procurar...  

O drama nos traz outros personagens interessantes, com várias problemáticas e etnias, mostrando a diversidade cultural destas comunidades numa época em transformação. É um drama que tem várias camadas, a mais superficial e o fio condutor é, claro, o romance de nossos protagonistas, que vai se entrelaçando com as outras histórias e dramas, nos mostrando que apesar das pessoas viverem em locais remotos, elas são afetadas e transformadas pela força da sua época. 

To the wonder é um romance, mas leve, talvez seja mais um drama de crescimento e um slice of life, pois nos mostra o cotidiano destes povos, mas, sobretudo, considero que seja um drama de arte! Aqui falo levando em conta o roteiro brilhante e original, baseado na obra autobiográfica da premiada autora Li Juan, escritora que considerada "selvagem", por ter ido para o interior profundo da China, escrevendo sobre a vida destes povos nômades e pastoris, numa época que todos queriam migrar para os grandes centros. De certa forma ela foi na contra-mão da sua época e demorou a ser reconhecida.   

Além disso To the wonder tem uma direção belíssima, que olhar a diretora nos traz... A direção de arte e de fotografia impressionam com seus enquadramentos da vida destes povos e das paisagens deslumbrantes. A edição é linda... E a OST é uma delícia, aliás, estou ouvindo enquanto escrevo estas linhas. É tudo tão belo, tão poético... Não a toa esta é a primeira série chinesa a concorrer no Festival de Séries de Cannes, Cannesseries, em 2024. Certamente ganhará muitos prêmios.

A arte e o amor permitem à humanidade transcender a língua e as fronteiras nacionais. (Teng Cong Cong, Diretora )

A narrativa é lenta, contemplativa, poética. Quando penso que é difícil encontrar uma história que me encantaria tanto quanto "Meet yourself", "Do you like Brahms", "Tell me that you love me", "Go ahead", entre outros poucos dramas maravilhosos, este drama surge e enche meu coração já cansado, renovando a esperança de que mais dramas belos virão... É raro, mas acontece. 

E além de tudo que já falei, o que mais amei foi que To the wonder é a história da vida de uma escritora em sua busca resiliente e paciente para realizar seu sonho, escrever ... 

Espero não ter dado spoilers, na verdade saiba que esta história tem muito mais aspectos envolvidos, com várias camadas e profundidades. Embarque nesta jornada e se prepare pra ser arrebatada por esta beleza bruta e preciosa. Por tudo isso e muito mais que eu...


Super-recomendo!   

★ ★ ★ ★ ★ 
. . .

Título original: 我的阿勒泰

Para a Maravilha - Também conhecido como: Meu Aletai , Meu Altay, Wo De A Lei Tai
China, 2024
8 episódios
Diretora: Teng Congcong  滕丛丛
Roteiristas : Teng Congcong e Peng Yining  彭奕宁  adaptado dos ensaios autobiográficos de Li Juan 李娟
Diretor de arte: Li Jia Ning李佳宁
Diretor de fotografia: Liu Yizeng 刘懿增
Diretor de som: Zhang Nan 张楠
Compositor : Gao Xiaoyang 高小阳
Produtor-chefe  : Qi Kang 齐康, gerente geral do iQiyi Canran Studio 爱奇艺灿然工作室
Gêneros: Romance, Vida, Família, Crescimento
Elenco: Zhou Yi Ran (Li Wen Xiu); Yu Shi (Ba Tai); Ma Yi Li (Zhang Feng Xia); Li Wen Ling (Ma Chun Han); Alimujiang (Su Li Tan); Alima Mayutian (Tuo Ken); Yan Pei Lun (Chao Ge); Jiang Qi Ming (Gao Xiao Liang);...

Onde assistir: iQIYI; Weifansub, Fansubs