Resenha: Our Blues - 우리들의 블루스

Sinopse:

"Our Blues" se passa na Ilha de Jeju, Coréia do Sul, e gira em torno de várias pessoas de uma comunidade de pesca,  que estão diante de situações difíceis, que envolvem seu sociológico, ou seja, suas famílias, amores e/ou amigos.  

Lee Dong Seok é um vendedor de utensílios e roupas, que vai de caminhão de cidade em cidade. Ele tem uma relação complicada com sua mãe, Oh Dong, agora já idosa e doente, interpretada pela maravilhosa Kim Hye Ja. Dong Seok reencontra com Min Seon Ah, um grande amor do passado, que veio para Jeju tentar reconstruir sua vida. 

Park Jung Joon, um capitão de navio de pesca, se apaixona por Lee Young Ok, uma nova mergulhadora de pesca submarina (“Haenyeo"). Ela é uma mulher alegre, livre e misteriosa que não quer relacionamentos sérios e que guarda um segredo, gerando desconfiança nas antigas “Haenyeos". 

Jung Eun Hee, uma rica e rústica dona de peixaria, reencontra seu primeiro amor Choi Han Soo, quando ele volta da cidade grande, cheio de dívidas, buscando resolver seus problemas financeiros.

Os adolescentes Hyun e Youg Joo são apaixonados e namoram escondido, pois seus pais se odeiam. E outras e interessantes histórias que se cruzam e entrecruzam.    

. . .

A meu ver, Our Blues é um drama estilo "Slice of Life" (parte da vida), pois nos traz fragmentos do cotidiano dessa comunidade que vive próximo ao mar, mostrando seus dramas individuais.  Mas também pode ser considerado um "Drama de cura", pois nos mostra situações de superação de seus problemas. 

Our blues nos traz de presente o belíssimo ator Kim Woo Bin, afastado desde 2016 por tratamento de um câncer de nasofaringe. E vamos combinar que ele está absolutamente arrasando em seu papel de capitão de navio apaixonado... Também faz parte da trama sua belíssima e talentosa namorada na vida real, Shin Min Ah, que no drama faz par romântico com Lee Byung Hun. Aliás, Shim Min Ah e Lee Byung Hun surpreendem-nos totalmente! Mostram-nos um lado novo, humilde e humano, dois personagens sofridos e comoventes! 

Paisagens lindas, um clima de intimidade, esse drama é tão bonito... tão humano... gosto muito desse formato "omnibus", já tinha visto algo assim em filmes adoráveis como o filme irlando-franco-britano-estadunidense "Simplesmente amor" (Love Actually) de 2003 e também em "A Year-End Medley" (해피 뉴 이어), filme coreano imperdivel de 2021. 

Gostei muito de todas as histórias, mas o drama dos adolescentes foi para mim o mais impactante e surpreendente! Os jovens atores Bae Hyun Sung e Roh Yoon Seo simplesmente arrasaram!!! E olha que não é fácil atores estreantes fazerem isso num drama repleto de atores maravilhosos, experientes e estrelados!

Our blues foi dirigido pelo premiado diretor Kim Kyu-tae, diretor de dramas famosos, entre eles "Ventos de inverno", "It's Okay, That's Love" e o maravilhoso "Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo". E teve a co-direção do estreante Lee Jung Mook.

E foi escrito pela famosa escritora Noh Hee Kyung, escritora de grandes sucessos como "My dear friends" (2016), "It's Okay, That's Love" (2014), "Ventos de Inverno"(2013), também ganhadora de vários prêmios.  Nesta série a escritora utilizou um formato muito interessante e diferente do tradicional em K-dramas. As histórias são contadas em formato "omnibus", ou seja, a cada dois episódios trocam os protagonistas e os coadjuvantes, fazendo com que tenhamos várias histórias paralelas e interligadas, mas onde cada pessoa é o protagonista de sua própria historia. 

Como diz a escritora “Um estilo "Omnibus" é algo que eu queria experimentar em uma série de drama por mais de 10 anos. Eu meio que fiquei doente e cansada de ver apenas um protagonista masculino e uma protagonista feminina. Somos todos personagens principais em cada uma de nossas vidas, mas por que tudo gira em torno de duas pessoas em um drama? e essas perguntas me levaram a escolher um estilo "omnibus". E escolhi Jeju porque acredito que é um lugar onde os sentimentos locais permanecem intactos. Em Jeju, todo o bairro pode ser relacionado ao sangue e, se não, eles estão muito próximos um do outro. E isso era algo que eu realmente poderia usar para retratar a cultura coreana."

Um aspecto muito relevante de Our blues é que ele aborda vários temas polêmicos, corajosos e raramente trabalhados, em se tratando de Coréia: gravidez na adolescência, síndrome de Down, depressão, entre outros. 

  • Aqui um parênteses de dorameira: Woo Bin e Byung Hun são muito amigos e parece que foi Lee Byung Hun quem suspeitou que Woo Bin estivesse com algum problema de saúde e, graças à essa suspeita, Woo Bin fez o diagnóstico precoce de seu câncer! 

A trilha sonora (OST) também é um caso de amor a parte, com cantores e grupos famosos, e com a música maravilhosa "Whith you", do nosso fofíssimo Jimin, do BTS, em colaboração com Ha Sung Woon, pra suspirar... 


Neste drama temos um pouco de tudo, brigas, romances, nostalgia, reconciliações, adeuses... Não deixe de assistir! Mas fique com uma caixa de lenços ao alcance das mãos, porque lágrimas vão rolar! 

Super-recomendo!   
★ ★ ★ ★ ★
. . .

Título original: 우리들의 블루스

Our Blues - Amor e Outros Dramas
Coréia do Sul, 2022
20 Episódios
Diretor: Kim Kyu Tae, Lee Jung Mook
Roteirista: Noh Hee Kyung
Elenco: Kim Woo Bin (Park Jung Joon), Shin Min Ah (Min Seon Ah), Han Ji Min (Lee Young Ok), Lee Byung Hun (Lee Dong Seok), Roh Yoon Seo (Bang Young Joo), Bae Hyun Sung (Jung Hyun), Choi Young Joon (Bang Ho Sik), Park Ji Hwan (Jung In Kwon), Cha Seung Won (Choi Han Soo), Lee Jung Eun (Jeong Eun Hee), Uhm Jung Hwa (Go Mi Ran), Kim Hye Ja (Kang Ok Dong), Jung Eun Hye (Lee Young Hui) , Go Du Sim (Hyeon Chun Hee),...

Onde assistir: Netflix e Fansubs