Resenha: Road Home - 归路
O drama começa em 2018, quando Gui Xiao encontra seu ex-namorado, Lu Yan Chen, num posto de gasolina. O encontro é breve, mas marcante. Assim começamos a enveredar por esta belíssima história de primeiro amor e de segunda chance.
“Sim, eu me lembro de você. Mesmo que eu me transformasse em cinzas, ainda me lembraria de você.” (Lu Chen)
Em 2008 Gui Xao foi morar com a tia no subúrbio de Pequim e começou a estudar na mesma escola que Lu Chen. Ela estava no segundo ano e ele no terceiro e eles se apaixonam à primeira vista. Lu Chen repete de ano e Gui Xao o ajuda nos estudos, logo eles começam a namorar.
Gui Xao e Lu Chen vinham de contextos de vida muito diferentes: Lu Chen era de uma família mais humilde e desde criança passou por vários e complicados problemas. Gui Xao era filha única de uma família rica e vivia uma vida confortável e protegida, sendo também uma aluna excelente.
Quando Gui Xao entrou na universidade, Lu Chen se tornou policial especial e foi morar na longínqua (e fictícia) cidade de Qining, na fronteira oeste da China, região da Mongólia. A enorme distância, as dificuldades de comunicação e os problemas pessoais de cada um começaram a afetar a relação até que, em 2010, eles terminaram o namoro.
Em 2020 Gui Xao é uma investidora e especialista em finanças e acompanha uma amiga numa viagem para Qining. O carro delas é roubado e Gui Xao liga para Lu Chen, pedindo ajuda. Ele agora é um capitão da SWAT, especialista em tecnologia de bombas. O reencontro deles mostra a ambos o quanto ainda se amam e que jamais esqueceram um do outro. E assim recomeça esta belíssima história de amor.
. . .
o sangue ainda está quente e fluindo
o coração ainda está vivo
os grandes rios e montanhas
você e eu protegemos
a direção desta vida
não há necessidade de dizer adeus
(Caminho de volta)
Estou revendo novamente Road Home. Confesso que há muito tempo queria revê-lo. Este drama volta e meia retorna em minhas lembranças, especialmente quando sinto vontade de um bom romance, por que Road home é para mim um dos mais belos romances que já assisti.
A primeira vista temos uma história de amor que parece clichê: um casal que vive seu primeiro amor, que se separa e se reencontra anos mais tarde. Porém sob esta trama simples há uma intensidade de sentimentos surpreendente! Não quero dar spoiler, vou tentar, prometo...
Lu Chen (Jing Bo Ran) |
Gui Xao (Tang Song Yun) |
Adorei o menino Qin Xiao Nan, interpretado pelo pequeno e talentoso Zhang En Shuo. Xiao Nan é o filho do amigo de Lu Chen, o capitão Qin Ming Yu (Li Min Cheng). Xiao Nan nos traz uma situação de vida complexa, uma criança que cresce sendo cuidada mais por amigos do que pelo pai "solo", pois a mãe abandonou e o pai está sempre em missões sigilosas. Zhang En Shuo nos traz um Xiao Nan luminoso e sagaz, muito maduro para a idade, fazendo uma conexão importante entre os silenciosos protagonistas. E a relação que a amiga de Gui Xao, Duan Rou (Zhang Qiao Er) estabelece com Xiao Nan também achei muito bonita. Queria ter visto mais dessa história, inclusive poderíamos ter tido mais cenas do romance entre Duan Rou e o pai de Xiao Nan, o capitão Qin Ming Yu.
Esse drama me fez lembrar do poema de E.E. Cummings, traduzido por Augusto de Campos e musicado por Zeca Baleiro...
(...) não sei dizer o que há em ti que fecha e abre;ninguém, nem mesmo a chuva, tem mãos tão pequenas...
Road home vai nos mostrar como essas duas pessoas tão diferentes, que se amavam tanto, perderam-se uma da outra... e como elas se reencontraram, como elas refazem o "caminho de volta ao lar", pois"lar" é aonde o nosso coração mora ...
O drama tem a direção sensível de Yu Cui Hua, mesma diretora do bonito "Crush" e do icônico Xianxia "Eternal Love", um romance que traz um dos amores mais belos de todos os tempos da Dramalândia ... o amor de Ye Hua (Mark Chao) por Bai Qian (Yang Mi) ... é algo indescritível... daí entendo como foi possível filmar um amor como o de Lu Chen e Gui Xao em Road Home.
E foi escrito pela maravilhosa escritora e roteirista Mo Bao Fei Bao, que também escreveu a webnovela Road home. Mo Bao Fei Bao é roteirista de sucessos como "Scarlet heart", "My Sunshine", "Go Go squid", "Go Go Squid 2: Dt. Appledog's Time", "One and Only", "Forever and Ever",... dai também podemos entender como este roteiro pode ser tão humano, dramático e profundo.
Comecei a escrever a resenha enquanto revia o drama e acabei de assistir agora, 23 de julho de 2023... tenho a mesma sensação que senti da primeira vez... uma mistura de quentinho no coração com olhares de Jing Bo Ran e Tan Song Yun... e uma paisagem de neve on the road. Acabei agora, mas já estou com saudades... certamente verei novamente no futuro.
Reli o posfácio da webnovela e olhem que trecho lindo que a escritora escreve:
"The Road Home" é uma história que escrevi no meu período mais baixo (down). E é também a história pela qual inúmeras vezes meus olhos arderam quando abri seu arquivo e li uma pequena passagem. Sou muito grata a este livro por me ajudar a sair daquele ponto baixo em meu espírito.
(Um dedo de prosa: Será que esta história é sobre o primeiro amor da escritora? Nestas palavras acima tive este sentimento... Quase todas nós tivemos um primeiro amor e, creio, pouquíssimas conseguiram ficar com este primeiro amor... Mesmo assim pode ter deixado marcas eternas... A ficção pode servir para criar pontes que se desfizeram, curar dores antigas...)
Road Home tem um ritmo lento, melancólico, nostálgico... vamos entendendo os porquês aos poucos, através de flashbaks. Talvez não agrade a todos, é preciso estar num bom momento para entrar na história sem pressa e seguir a viagem com eles... e não esquecer que é um melodrama, a caixa de lenços deve estar por perto. Sei que sou suspeita para falar, mas fiquei realmente apaixonada por esta história de amor. E é por tudo isso e por muito mais que eu...
Título original: 归路
Road Home - A Caminho de Casa
China, 2023
30 episódios
Diretora: Yu Cui Hua
Roteirista: Mo Bao Fei Bao
Gêneros: Romance, escolar, slice of life, melodrama, policial
Elenco: Tan Song Yun (Gui Xiao); Jing Bo Ran (Lu Yan Chen / Lu Chen); Baby Zhang (Meng Xiao Shan); Li Min Cheng (Qin Ming Yu); Zhang Qiao Er (Duan Rou); Zhang En Shuo (Qin Xiao Nan)
Onde assistir: Viki, iQIYI, Weifansub e fansubs